Environment

Tesla entrega primeiros veículos produzidos em nova fabrica alemã

A Tesla entrega nesta terça-feira os primeiros carros Model Y produzidos em sua fábrica de 5 bilhões de euros na Alemanha, o primeiro centro de produção europeu da companhia e o maior investimento em uma fábrica alemã de automóveis na história recente.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, participa da cerimônia ao lado do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, marcando um momento que o bilionário esperava que acontecesse oito meses atrás, apesar de autoridades locais avaliarem que chegou relativamente rápido para um projeto desse tamanho.

Com planos para ter 12 mil trabalhadores, a fábrica da Tesla, e a central de baterias instalada ao lado, se tornarão o maior empregador do Estado alemão de Brandemburgo.

Quando atingir plena capacidade, o complexo fabril produzirá 500 mil carros por ano – mais que os 450 mil veículos elétricos que a rival Volkswagen vendeu globalmente em 2021 – e vai gerar 50 gigawatts-hora (GWh) de energia de baterias, superando todas as outras fábricas no país.

Por enquanto, a Volkswagen detém a vantagem no mercado de veículos elétricos da Europa, com uma participação de mercado de 25% contra 13% da Tesla.

O JPMorgan previu que o complexo instalado em Gruenheide produzirá cerca de 54 mil veículos em 2022, aumentando para 280 mil em 2023 e 500 mil em 2025.

A Tesla recebeu a aprovação final para o início das atividades do complexo em 4 de março, desde que a empresa atendesse a vários requisitos que incluem uso da água e controle da poluição do ar.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2L0ZD-BASEIMAGE

To Top