Asia

Japão fará novo pacote de estímulo para atenuar aumento de combustível, diz premiê

A coalizão governista do Japão concordou nesta quarta-feira em compilar um novo pacote de estímulo para amortecer o impacto econômico do aumento dos preços de combustíveis e grãos causados ​​pela guerra na Ucrânia.

O primeiro-ministro, Fumio Kishida, que lidera o Partido Liberal Democrata (LDP), disse que ordenará que o governo comece a compilar o pacote já na próxima semana.

“O governo precisa realizar contramedidas sólidas para o aumento dos preços do petróleo, matérias-primas e (outros) bens, para reanimar a economia do Japão”, disse ele a repórteres após se reunir com Natsuo Yamaguchi, líder do parceiro de coalizão do LDP, Komeito.

O conflito na Ucrânia e a desvalorização do iene elevaram o custo dos produtos importados em um golpe para a economia do Japão.

Kishida estava sob pressão de políticos para aumentar os gastos antes de uma eleição para a câmara alta marcada para meados do ano, mesmo antes da aprovação parlamentar de terça-feira de um orçamento estatal recorde para o ano fiscal de 2022.

Gastos adicionais aumentarão a já enorme dívida pública do Japão e o manterão dependente de apoio do governo, mesmo que muitas nações avançadas desviem suas economias das medidas de estímulo implantadas durante a crise da Covid-19.

Kishida provavelmente usará 5,5 trilhões de ienes (45,41 bilhões de dólares) em reservas do orçamento fiscal de 2022, em vez de fazer um orçamento extra, disse o jornal Nikkei nesta quarta-feira.

(Reportagem de Takaya Yamaguchi e Leika Kihara; reportagem adicional de Kantaro Komiya)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2M0I3-BASEIMAGE

To Top