Africa

Egito negocia importação de trigo com Argentina, Índia e EUA

O Egito está conversando com Argentina, Índia, França e Estados Unidos para futuras importações de trigo, mas não tem pressa em comprar no momento, disse o ministro do Abastecimento nesta quinta-feira.

O Egito está procurando alternativas para as exportações de grãos do Mar Negro, que foram prejudicadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

Rússia e Ucrânia responderam por 80% das importações de trigo do Egito no ano passado.

“Não há necessidade de licitações no momento, mas estamos planejando para o ano inteiro, então estamos abertos a todas as possibilidades e preparando planos de backup”, disse Ali Moselhy, acrescentando que o Egito pode começar a licitar novamente no meio da colheita, que normalmente começa em abril e termina em julho ou agosto.

O ministro disse que o governo já manteve conversações com Estados Unidos e França e vai se reunir com representantes argentinos na próxima semana.

Os Estados Unidos, a França e a Argentina são três das 16 origens de importação que são credenciadas pela estatal compradora de grãos do Egito, enquanto os fornecedores indianos ainda teriam que buscar o credenciamento.

(Por Sarah El Safty)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2N0MP-BASEIMAGE

To Top