Asia

Taliban veta funcionários do governo afegão sem barba, dizem fontes

O Taliban instruiu todos os funcionários do governo do Afeganistão a usar barba e aderir a um código de vestimenta ou podem ser demitidos, disseram três fontes à Reuters, na mais recente de várias restrições impostas pelo governo islâmico linha-dura.

Segundo as fontes, representantes do Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício estavam patrulhando as entradas dos escritórios do governo nesta segunda-feira para verificar se os funcionários estavam de acordo com as novas regras.

Os funcionários estavam sendo orientados a não raspar a barba e a usar roupas locais, consistindo de uma blusa e calças largas e um chapéu ou turbante. Eles também foram instruídos a garantir que orassem nos horários corretos, disseram duas das fontes.

Os trabalhadores foram informados de que, a partir de agora, não poderão entrar nos escritórios e, eventualmente, serão demitidos se não cumprirem os códigos de vestimenta, de acordo com as fontes.

Um porta-voz do ministério da moralidade pública não respondeu a um pedido de comentário.

Na semana passada, o Taliban proibiu as mulheres de voar sem um acompanhante masculino e não abriu escolas femininas como prometido.

No domingo, ordenou que os parques fossem segregados por sexo, com as mulheres autorizadas a entrar três dias por semana e os homens nos outros quatro dias, incluindo o fim de semana, o que significa que nem casais e famílias podem visitar juntos.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2R0LZ-BASEIMAGE

To Top