Asia

Xangai impõe lockdown em duas fases para conter disparada da Covid-19

A cidade de Xangai, o centro financeiro da China, iniciou nesta segunda-feira um lockdown de dois estágios para seus 26 milhões de habitantes, fechando pontes e túneis, e restringindo o tráfego rodoviário em uma tentativa de conter o aumento dos casos de Covid-19.

O lockdown, anunciado pelo governo do município de Xangai no domingo, dividirá a cidade em duas ao longo do rio Huangpu por nove dias para permitir testes “escalonados”. É a maior interrupção relacionada à Covid a atingir a cidade.

Enquanto os moradores a leste de Huangpu estavam confinados em suas casas, os do oeste estocavam mantimentos e outros bens essenciais conforme se preparavam para um destino semelhante a partir de 1º de abril, com serviços de entrega sobrecarregados e supermercados com poucos suprimentos.

“Muitos mercados atacadistas estão fechados agora”, disse Bi Yingwu, feirante de 50 anos. “Alguns vendedores estão relutantes em comprar vegetais. Se não pudermos obter vegetais de atacadistas ou o mercado úmido estiver fechado, estamos acabados.”

A ordem de lockdown marca uma reviravolta para as autoridades de Xangai, que no sábado negaram que a cidade teria essa determinação, pois buscava uma abordagem mais fragmentada para tentar conter infecções.

Wu Fan, membro da equipe de especialistas em Covid de Xangai, disse que testes em massa recentes encontraram infecções de “grande escala” em toda a cidade, desencadeando uma resposta mais forte.

“Conter o surto em grande escala em nossa cidade é muito importante porque, uma vez que as pessoas infectadas estejam sob controle, bloqueamos a transmissão”, disse ela em um briefing.

Embora ainda baixo para os padrões mundiais, Xangai registrou um recorde de 3.450 casos assintomáticos de Covid no domingo, representando quase 70% do total nacional, juntamente com 50 casos sintomáticos.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2R0MY-BASEIMAGE

To Top