Asia

Rainha Elizabeth presta homenagem a príncipe Philip em cerimônia fúnebre

A rainha Elizabeth, do Reino Unido, fez sua primeira aparição pública em cinco meses nesta terça-feira, quando se juntou à família real e outros dignitários em uma cerimônia fúnebre em homenagem ao marido, o príncipe Philip, que morreu no ano passado.

Philip, o duque de Edimburgo, que esteve ao lado de sua esposa por mais de sete décadas, morreu em sua casa no Castelo de Windsor em abril, dois meses antes de completar 100 anos.

Apenas 30 pessoas puderam comparecer ao funeral devido às regras rígidas do coronavírus, o que significou que a rainha sentou-se sozinha enquanto seu marido por 73 anos era colocado para o Cofre Real da Capela de São Jorge do castelo.

O serviço de ação de graças de terça-feira na Abadia de Westminster, em Londres, foi um evento muito maior, com a rainha se juntando ao filho e herdeiro, o príncipe Charles, ao neto William e sua esposa Kate e outros membros da família real, incluindo seus filhos.

A monarca de 95 anos foi forçada a reduzir suas funções desde que passou uma noite no hospital em outubro passado por uma doença não especificada e foi aconselhada a descansar, e houve preocupações com sua saúde depois que ela cancelou uma série de compromissos planejados desde então.

Ela brincou em fevereiro que não podia se mexer muito, mas nesta terça-feira chegou por uma entrada lateral da abadia para sua primeira aparição em público desde que adoeceu, usando uma bengala, mas parecendo bem.

David Hoyle, o reitor de Westminster, disse que Philip era um “homem notável” e “ninguém jamais duvidaria de sua lealdade e profunda devoção à nossa rainha”.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2S0RB-BASEIMAGE

To Top