Asia

Minério de ferro tem pico de quase 8 meses na China com esperanças de estímulo

Os contratos futuros de commodities ferrosas na China subiram nesta sexta-feira, com o minério de ferro pairando perto de um pico de oito meses, com dados sombrios sobre a atividade fabril doméstica reforçando as expectativas de medidas adicionais de estímulo econômico para o maior produtor de aço do mundo.

O minério de ferro mais negociado, para entrega em setembro, na bolsa de commodities de Dalian da China encerrou as negociações diurnas em alta de 3,5%, a 926 iuanes (145,75 dólares) a tonelada, marcando seu sexto ganho semanal consecutivo. Anteriormente, atingiu seu nível mais alto desde 5 de agosto de 926,50 iuanes.

A atividade fabril da China caiu no ritmo mais rápido em dois anos em março, quando o ressurgimento dos casos de Covid-19 e as consequências econômicas da guerra na Ucrânia provocaram quedas acentuadas na produção e na demanda.

“A economia chinesa parece ter tropeçado em março, já que o aumento nos casos domésticos de Covid adiciona um risco negativo à atividade doméstica de curto prazo, juntamente com o aumento da incerteza no setor externo em meio a riscos geopolíticos globais”, disseram economistas do JPMorgan em nota.

Para sustentar a economia, Pequim deve lançar medidas políticas, incluindo apoio fiscal para projetos de infraestrutura, por meio de títulos especiais do governo local, e para o setor corporativo, por meio de reduções de impostos e taxas, acrescentaram.

Também são esperados cortes na taxa básica de juros e no índice de compulsório, disseram eles.

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 2%, enquanto a bobina laminada a quente subiu 1,6%. O carvão metalúrgico de Dalian ganhou 1,8% e o coque avançou 2,1%.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI301WU-BASEIMAGE

To Top