Economy

Na zona rural da França, indecisão dos eleitores abre portas para rivais de Macron

A profissional de saúde Josiane Comtesse tinha quase certeza de que votaria no presidente Emmanuel Macron na eleição presidencial da França no domingo, mas depois refletiu sobre o plano dele de fazer os franceses trabalharem por mais tempo antes de se aposentarem e sua percepção de que ele é arrogante, e decidiu repensar.

Como muitos na cidade rural de Vire, na Normandia, por décadas um reduto de centro-direita, a mulher de 58 anos que trabalha no hospital local e em escolas próximas está oscilando de uma oferta política para outra.

“Eu estava dizendo às minhas irmãs que estou hesitante”, disse ela do lado de fora de seu apartamento em uma propriedade de baixa renda nos arredores de Vire. “Tenho 87% de certeza de que é Macron… bem, é ele ou esse homem”, continuou ela, apontando para um panfleto de campanha do veterano de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon.

Comtesse reconheceu que os dois candidatos são diametralmente opostos. Macron é um liberal que abraça a globalização e quer em um segundo mandato aumentar a idade de aposentadoria para 65 anos. Mélenchon é um socialista fervoroso que fala em empregos garantidos para os desempregados de longa data e na restauração de um imposto sobre a riqueza.

Vire, uma cidade de cerca de 11.000 habitantes, é o tipo de lugar que Macron pode esperar ganhar de maneira confortável. Historicamente, a centro-direita ou conservadores conquistaram cerca de metade dos votos aqui.

No entanto, o desmonte em 2017 de um cenário político de pós-guerra dominado pelos dois principais partidos de centro-direita e centro-esquerda criou um vazio para os populistas preencherem, dizem analistas.

A última semana foi difícil para Macron. Sua vantagem confortável nas pesquisas desmoronou enquanto a adversária de extrema-direita Marine Le Pen e Mélenchon obtiveram ganhos, aumentando a perspectiva de uma forte votação anti-Macron no segundo turno.

Uma pesquisa realizada esta semana pela Harris Interactive mostrou Le Pen a três pontos de Macron no segundo turno. Ela tem suavizado sua retórica e aproveitado as queixas cotidianas dos eleitores médios, principalmente seu poder de compra.

Mesmo assim, apoiadores de Mélenchon, como o professor aposentado Olivier Gaussens, de 66 anos, sentem que a indecisão dos eleitores ainda pode permitir que seu terceiro colocado cause uma virada no primeiro turno no domingo.

Indo de porta em porta com colegas ativistas, eles conversaram com cerca de 30 pessoas. Todos estavam indecisos, prontos para mudar de ideia ou planejando se abster. Muitos ficaram irritados com os planos de Macron de mudar a idade de aposentadoria em três anos.

“Esperamos conquistar parte dos indecisos em questões como aposentadoria, salário mínimo e salários mais altos”, disse Gaussens.

Uma pesquisa da Elabe no fim de semana indicou que mais de um em cada quatro eleitores não tinha certeza sobre como votaria.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI350QY-BASEIMAGE

To Top