Economia

Guerra deve derrubar PIB da Ucrânia em mais de 45%, prevê Banco Mundial

A produção econômica da Ucrânia deve sofrer uma contração impressionante de 45,1% este ano, depois que a invasão da Rússia fechou negócios, reduziu as exportações e tornou a atividade econômica impossível em grandes áreas do país, disse o Banco Mundial no domingo.

O Banco Mundial também prevê que o PIB da Rússia em 2022 cairá 11,2% devido a sanções financeiras punitivas impostas pelos Estados Unidos e seus aliados ocidentais a bancos, empresas estatais e outras instituições russas.

A atualização econômica “Guerra na Região” do Banco Mundial disse que a região do Leste Europeu, que inclui Ucrânia, Belarus e Moldávia, deve mostrar uma contração do PIB de 30,7% este ano, devido a choques da guerra e interrupção do comércio.

O crescimento em 2022 na região da Europa Central, incluindo Bulgária, Croácia, Hungria, Polônia e Romênia, será reduzido para 3,5%, de 4,7% previstos anteriormente, devido ao influxo de refugiados, preços mais altos das commodities e deterioração da confiança, prejudicando a demanda.

Para a Ucrânia, o relatório do Banco Mundial estima que mais da metade dos negócios do país estão fechados, enquanto outros estão operando bem abaixo da capacidade normal. O fechamento do transporte marítimo do Mar Negro da Ucrânia cortou cerca de 90% das exportações de grãos do país e metade de suas exportações totais.

O Banco Mundial disse que a guerra tornou a atividade econômica impossível em muitas áreas e está interrompendo as operações de plantio e colheita agrícola.

As estimativas de danos à infraestrutura superiores a 100 bilhões de dólares até o início de março –cerca de dois terços do PIB da Ucrânia em 2019– estão bem desatualizadas “à medida que a guerra continua e causa mais danos”.

O banco disse que a estimativa de contração de 45,1% exclui o impacto da destruição da infraestrutura física, mas disse que isso prejudicaria a produção econômica futura, juntamente à saída de refugiados ucranianos para outros países.

O Banco Mundial frisou que a magnitude da contração da Ucrânia está “sujeita a um alto grau de incerteza” sobre a duração e a intensidade da guerra.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3A0DR-BASEIMAGE

To Top