Brasil

Atirador detona bombas de fumaça e deixa 10 baleados em vagão do metrô de Nova York

A polícia montou uma intensa caçada nesta terça-feira por um atirador que detonou duas bombas de fumaça e abriu fogo em um vagão do metrô de Nova York, ferindo pelo menos 20 pessoas em um ataque na hora do rush da manhã que levou a novos apelos para combater uma onda de violência no sistema de trânsito da cidade.

A polícia disse que o agressor, que se acredita ter agido sozinho, fugiu imediatamente do local. O ataque se desenrolou quando um trem do metrô com destino a Manhattan na linha N estava parando em uma estação em Sunset Park, no Brooklyn, desencadeando uma intensa caçada por policiais locais e federais.

Dez pessoas foram atingidas diretamente por tiros, incluindo cinco hospitalizadas em estado grave, mas estável.

A polícia disse que 13 outras sofreram de inalação de fumaça ou ficaram feridas no caos, conforme passageiros em pânico fugiam do vagão de metrô cheio de fumaça. O Corpo de Bombeiros informou que dois dos feridos foram atendidos no local.

Todas as vítimas devem sobreviver aos ferimentos, disse a polícia.

A comissária do Departamento de Polícia de Nova York, Keechant Sewell, disse que uma van que se acredita estar ligada ao tiroteio foi localizada mais tarde no Brooklyn, mas o agressor permanecia foragido várias horas após o tiroteio.

Em uma entrevista coletiva no início da noite, a polícia nomeou uma “pessoa de interesse” na investigação como Frank James, que os investigadores acreditavam ter alugado o veículo.

O agressor do metrô foi descrito pela polícia a partir de relatos de testemunhas oculares como um homem de constituição pesada, vestindo um colete laranja, um moletom cinza, um capacete verde e uma máscara cirúrgica.

A comissária disse que o ataque começou no vagão do metrô quando ele estava prestes a chegar na estação. O atirador tirou duas latas de sua bolsa e as abriu, espalhando fumaça por todo o vagão.

A polícia disse que o homem disparou 33 tiros de uma pistola semiautomática Glock 9 mm, que mais tarde foi recuperada junto com três carregadores de munição, um pequeno machado, alguns fogos de artifício e um recipiente de gasolina.

Sewell havia dito mais cedo que o tiroteio não estava sendo tratado imediatamente como um ato de terrorismo. Não havia motivo conhecido para o ataque, mas os investigadores encontraram uma série de postagens nas redes sociais ligadas a um indivíduo chamado Frank James que mencionou os sem-teto e o prefeito de Nova York, disse Sewell.

(Reportagem adicional de Aleks Michalska, Brendan McDermid, Andrew Kelly e Tyler Clifford em Nova York; Brendan O’Brien em Chicago; David Shepardson, Steve Holland, Doina Chiacu e Sarah N. Lynch em Washington; e Andrew Hay em Taos, Novo México)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3B0Q2-BASEIMAGE

To Top