Economia

Ibovespa avança com exterior e commodities após dado de inflação nos EUA

O principal índice da bolsa brasileira subia nesta terça-feira, ainda que já tenha reduzido parte dos ganhos, diante de alta em Wall Street após dados de inflação nos Estados Unidos virem em linha com as expectativas do mercado e núcleos abaixo do esperado.

Os ganhos nos preços do petróleo e do minério de ferro beneficiavam ações de Petrobras e Vale, respectivamente, que alavancavam o índice, enquanto B3 e Itaú Unibanco cediam.

Às 11:33, o Ibovespa subia 0,63%, a 117.687,50 pontos, após atingir máxima a 118.615,38 pontos mais cedo na sessão. O volume financeiro era de 6,3 bilhões de reais.

O índice de preços ao consumidor dos EUA subiu 1,2% em março, maior alta mensal desde setembro de 2005, informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira. Apesar de estar em patamares não atingidos em décadas – o número em 12 meses é o maior desde 1981 – o avanço veio em linha com o esperado pelo mercado, segundo pesquisa com economistas consultados pela Reuters.

“O que acabou pesando mais foram os índices de núcleo de inflação (que desconsideram alguns preços para mostrar melhor a tendência do índice) e eles vieram tanto no mês a mês quanto no interanual abaixo do esperado”, disse Daniel Xavier, coordenador do departamento econômico do Banco ABC Brasil.

O dado era aguardado pelo mercado, já que impacta nas apostas do aperto monetário em andamento nos EUA.

“É esse movimento na margem (dos núcleos) que o mercado está interpretando como uma perspectiva de atenuação da postura hawkish (mais dura na condução do aperto monetário) do Federal Reserve, mas isso não significa abrir mão dela”, acrescenta Xavier.

Os principais índices em Wall Street subiam entre 0,6% e 1,6%.

No Brasil, o volume do setor de serviços caiu 0,2% em fevereiro ante janeiro, divulgou o IBGE pela manhã, enquanto analistas esperavam aumento de 0,7%.

DESTAQUES

– PETROBRAS PN subia 0,9% e ON avançava 0,4%, diante de disparada de mais de 5% do preço do petróleo Brent, após Xangai reduzir restrições contra a Covid-19, o que aliviava temores sobre a demanda na China. Além disso, a Opep alertou que pode ser impossível substituir potenciais perdas na oferta de petróleo russo. PETRORIO ON ganhava 2,4% e 3R PETROLEUM ON tinha alta de 2%.

– VALE ON se valorizava 0,8% e siderúrgicas apontavam acréscimo, após alta de 4,4% dos futuros do minério de ferro em Dalian, com suspensão de um lockdown geral na cidade de Tangshan, um centro siderúrgico chinês. Futuros do aço apontaram ganhos em Xangai, diante de incentivo do governo a potenciais medidas para garantir transporte dos materiais de produção.

– B3 ON caía 2,4%, a quarta sessão consecutiva de queda.

– INTER UNIT cedia 4,1%, apesar da empresa informar aumento de 82% na base de clientes no primeiro trimestre ante igual período do ano anterior, enquanto a originação de crédito cresceu 22% na mesma base.

– COGNA ON disparava 7,5%, NATURA ON valorizava-se 5,2%, CVC BRASIL ON ganhava 6,2% e AMERICANAS ON saltava 5,6%. As ações estavam entre as principais altas em percentual do índice, em meio à queda dos principais contratos de juros futuros domésticos.

– VIVEO ON, que não está no Ibovespa, avançava 5,8%, após a fabricante e distribuidora de materiais e medicamentos para o setor de saúde anunciar a aquisição de três empresas por um valor total de 365,5 milhões de reais.

– DIRECIONAL ON mostrava alta de 4,5%, enquanto MITRE ON disparava 6,3%, após as duas empresas do setor imobiliário divulgarem prévias operacionais do primeiro trimestre na véspera. Ambas as ações não fazem parte do Ibovespa.

– INFRACOMMERCE ON, que também não compõe o Ibovespa, caía 0,9%, mesmo após a plataforma de comércio eletrônico dizer que novo plano de incentivos a executivos é fundamental para seu crescimento. A proposta para um novo plano de opções de ações, a ser votada pelos acionistas, causou questionamentos no mercado e fez o papel afundar em sessões recentes.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3B0R1-BASEIMAGE

To Top