Africa

Ucrânia diz que pode instituir regulação de tarifas de exportação em portos do Danúbio

KIEV (Reuters) – A Ucrânia pediu nesta quarta-feira que as empresas de transbordo de grãos dos portos do Danúbio reduzam os preços ou o Estado será forçado a restringi-los administrativamente, disse o vice-ministro da Agricultura, Taras Vysotskiy, segundo o Ministério da Agricultura.

Uma autoridade do Ministério do Interior disse na terça-feira que, com os portos ucranianos do Mar Negro bloqueados pela Rússia, os exportadores de grãos que procuram usar os portos do Danúbio enfrentaram um aumento rápido e injustificado nas tarifas.

“A criação de demanda excessiva por parte daqueles que desejam fazer transbordo de grãos permitiu que os prestadores de serviços, e essas são empresas privadas, aumentassem significativamente o custo desses serviços. Do ponto de vista do patriotismo econômico ou nacional, isso é errado”, disse Vysotskiy.

A Ucrânia, um grande produtor agrícola, costumava exportar a maior parte de seus produtos por meio de portos marítimos, mas foi forçada pela invasão da Rússia a exportar de trem através de sua fronteira ocidental ou através de pequenos portos fluviais do Danúbio.

“Como o mercado não está se adaptando, duas alternativas estão sendo discutidas agora: ou as empresas ainda começarão a responder adequadamente e retornarão às taxas normais de mercado, ou será introduzida regulamentação de preços pelo governo, como na venda de combustíveis ou produtos alimentícios socialmente importantes”, acrescentou ele.

As autoridades ucranianas afirmaram repetidamente que estão se esforçando para aumentar as exportações por via férrea e através dos portos do Danúbio e que o volume de exportações por meio destas rotas poderá em breve aumentar para mais de um milhão de toneladas por mês.

As exportações de grãos da Ucrânia caíram para cerca de 923.000 toneladas em abril, de 2,8 milhões de toneladas no mesmo mês de 2021, devido às ações da Rússia na Ucrânia, disse a consultoria APK-Inform nesta quarta-feira.

Segundo relatório da consultoria, as exportações do país incluem 768.486 toneladas de milho e 127.130 toneladas de trigo. A Ucrânia também exportou 151.529 toneladas de óleo de girassol e 169.681 toneladas de oleaginosas, principalmente sementes de sol.

(Por Pavel Polityuk)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI430FA-BASEIMAGE

To Top