Economia

Comissão da UE trabalha em proposta de empréstimo conjunto para ajudar a Ucrânia, dizem fontes

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia está avaliando uma nova emissão conjunta de dívida pelo bloco de 27 países, disseram duas autoridades da União Europeia, para cobrir a lacuna de liquidez da Ucrânia de 15 bilhões de euros ao longo dos próximos três meses.

Uma proposta da Comissão será publicada em 18 de maio, disse uma autoridade da UE. O novo empréstimo conjunto da UE, se acordado, pode ser baseado no esquema SURE da UE para financiar o auxílio-desemprego durante a pandemia de Covid-19, disseram as autoridades.

Isto significaria que a Ucrânia obterá empréstimos muito baratos do bloco, e os governos da UE precisariam fornecer garantias de que o empréstimo conjunto seria reembolsado

“É um dos modelos em consideração, mas nada foi decidido ainda”, disse um alto funcionário da UE.

A UE espera que os Estados Unidos se unam ao esforço e forneçam cerca de 5 bilhões de euros, o que deixaria a UE precisando levantar cerca de 10 bilhões de euros através do empréstimo conjunto, disseram as autoridades

A ideia será discutida na reunião do de ministros das Finanças do G7 em Bonn nos dias 18 e 20 de maio, informaram as autoridades.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI490H0-BASEIMAGE

To Top