Asia

Biden considera visita à Zona Desmilitarizada da Coreia neste mês

Por Trevor Hunnicutt

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está considerando uma visita à Zona Desmilitarizada da Coreia quando viajar para a Ásia no final deste mês, disse nesta quinta-feira a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

Biden tem visita programada para Coreia do Sul e Japão de 20 a 24 de maio.

Psaki afirmou que a Casa Branca ainda está finalizando os detalhes da programação na Ásia, mas uma viagem à Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ, na sigla em inglês), altamente fortificada, que separa as duas Coreias, é uma parada de muitos que visitam a região.

Vários ex-presidentes dos EUA e o próprio Biden antes de se tornar presidente visitaram a DMZ, mas o ex-presidente Donald Trump se tornou o primeiro a encontrar um líder norte-coreano no local quando realizou uma reunião com Kim Jong Un, em junho de 2019, como parte de sua tentativa malsucedida de persuadi-lo a desistir de seus programas de armas nucleares e de mísseis.

Psaki repetiu uma avaliação dos EUA de que a Coreia do Norte poderia estar pronta para realizar um sétimo teste nuclear ainda este mês. A Coreia do Norte não testa uma bomba nuclear desde 2017, mas retomou os testes de mísseis balísticos intercontinentais este ano.

“Nós compartilhamos essas informações com aliados e parceiros e estamos coordenando de perto com eles”, disse Psaki.

Autoridades norte-americanas e sul-coreanas vêm dizendo há semanas que há sinais de novas construções em Punggye-ri, o único local de teste nuclear conhecido da Coreia do Norte, e que Pyongyang poderá em breve testar outra bomba.

(Reportagem de Trevor Hunnicutt, David Brunnstrom e Jarrett Renshaw)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4B14X-BASEIMAGE

To Top