Agro

CORREÇÃO(OFICIAL)-Conab reduz projeção de safra de milho do Brasil por clima; eleva a de soja

CORREÇÃO(OFICIAL)-Conab reduz projeção de safra de milho do Brasil por clima; eleva a de soja

SÃO PAULO (Reuters) – Corrige dados de produção de milho, a 114,58 milhões de toneladas, e exportação de milho, a 37 milhões de toneladas, diferente do que foi divulgado pela Conab anteriormente.

A safra total de milho do Brasil na temporada 2021/22 foi estimada nesta quinta-feira em 114,58 milhões de toneladas, recuo de 1 milhão de toneladas na comparação com a previsão anterior, motivada por adversidades climáticas, afirmou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em relatório.

Na comparação com a safra passada (2020/21), atingida por geadas e seca, a produção deve dar um salto de 31,6%. Produtores e analistas têm reportado que a safra está indo bem no Paraná, segundo maior Estado para o milho, enquanto no Centro-Oeste as lavouras vêm sofrendo com seca.

“A atual safra não irá atingir a produtividade potencial, mas ainda tende a ser uma boa produção principalmente pelas lavouras implantadas mais cedo. No entanto, ainda precisamos ter atenção com o desenvolvimento da cultura”, disse em nota o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio De Zen.

“A maior parte do milho semeado se encontra em estágios de desenvolvimento em que o clima é preponderante. Para Mato Grosso e Goiás há uma tendência de déficit hídrico. Já em Mato Grosso do Sul e no Paraná, a maior preocupação é com o risco de geadas”, acrescentou.

Com isso, a Conab manteve sua projeção de exportação de milho do Brasil em 2021/22 em 37 milhões de toneladas, ante 20,8 milhões no ciclo passado.

A Conab ainda elevou a previsão de safra de soja do país em 2021/22 para 123,8 milhões de toneladas, ante 122,4 milhões na estimativa de abril, amenizando a queda na colheita para 10,4% ante o ciclo 2020/21, uma vez que a seca atingiu lavouras da oleaginosa no início do ano.

A estatal também manteve a previsão de exportação de soja do Brasil em 2022 em 77 milhões de toneladas, versus 86,1 milhões no ciclo passado.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4B13H-BASEIMAGE

To Top