Últimas Notícias

Datena será candidato ao Senado na chapa de Tarcísio em SP

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou a empresários nesta sexta-feira em São Paulo, durante almoço na casa do ex-presidente da Fiesp Paulo Skaf, que o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSC) será o candidato ao Senado por São Paulo na chapa do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Entenda:  Disputas entre aliados por vaga ao Senado gera entraves para Lula e Bolsonaro

Datena, que esteve presente no almoço e discursou aos presentes, afirmou ao GLOBO que só não será candidato “se morrer” ou se Bolsonaro e Tarcísio desistirem. 

A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmadas pela reportagem por Datena e Skaf.

O evento não constou na agenda oficial do presidente Bolsonaro, que esteve em São Paulo nesta sexta para participar, à noite, da abertura de um evento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

Veja também:  Empresário confirma à PF que pagou reforma de escritório de Renan Bolsonaro

A possbilidade de que Datena fosse candidato na chapa de Tarcísio se tornou mais provável depois que o apresentador trocou o União Brasil pelo PSC, em abril deste ano. Até então, ele estava em conversas mais avançadas para apoiar a reeleição do tucano Rodrigo Garcia.

Datena lidera atualmente as pesquisas de intenção de voto para o senado em São Paulo e é tido como favorito para o pleito até o momento. O apresentador já cogitou concorrer a outros cargos políticos no passado, mas sempre desistiu no meio do caminho. Em dezembro de 2021, chegou a dizer ao GLOBO que apoiaria Doria e Garcia nas eleições.

Datena afirmou que o encontro na casa de Skaf “foi natural” e que o convite de Bolsonaro e Tarcísio para que ele fosse candidato ao Senado pelo bolsonarismo surgiu logo que ele deixou o partido União Brasil.

– O fator principal para minha saída do União Brasil foi o dia em que o Doria disse que não renunciaria ao governo de São Paulo. Eu liguei para ele e disse que se ele continuasse no governo, inviabilizaria a candidatura do Garcia e a minha ao Senado na chapa dele. Ele não me disse que renunciaria e eu liguei como quem faria parte da chapa – afirmou.

Além disso, Datena diz ter se incomodado em não saber de antemão que o ex-juiz Sergio Moro se filiaria ao seu partido. – Quando surgiu essa história eu liguei para um representante do União Brasil e me disseram que não era verdade. Quando isso se concretizou, eu saí do partido. O Rodrigo Garcia, que virou meu amigo, me ligou no dia seguinte e perdiu que eu me refiliasse, mas a decisão estava tomada e nesse ínterim eu fui procurado por Tarcísio e Bolsonaro – disse o apresentador.

Datena diz que deixará seu programa de TV, o Brasil Urgente, no próximo mês, mas que já a partir da segunda-feira deixará de entrevistar políticos e fazer comentários sobre governos.

– Não comentarei mais política nem tocar assunto político até a campanha. Como jornalista, eu nunca apoiei o Bolsonaro. Na coligação, claro, eu não posso ser contra o presidente. Isso não quer dizer que eu não possa manter minhas ideias e discordar eventualmente dele – diz o apresentador.

Segundo Datena, Skaf é um dos cotados para ser vice de Tarcísio. O ex-presidente da Fiesp é próximo de Bolsonaro e buscou ser o candidato bolsonarista ao Palácio dos Bandeirantes antes de o presidente escolher Freitas, ex-ministro da Infraestrutura. Skaf, que deixou o comando da Fiesp em janeiro deste ano, filiou-se ao Republicanos em abril.

– Na minha opinião, ele é um quadro bom para ser vice do Tarcísio. Entre eu achar e o presidente e o governador decidirem, existe uma diferença grande, mas ele seria perfeito para ser vice. Tem voto, tem boa relação com o empresariado – ressaltou.

Skaf já foi candidato ao governo de São Paulo em três ocasiões (2010, 2014 e 2018) e foi derrotado em todas elas. Antes de ir para o Republicanos, esteve no PSB e no MDB.

Leia: 
Em discurso a policiais, Bolsonaro prega união contra ‘marginais em gabinetes’

To Top