Agro

Exportação de carne suína do Brasil recua 7% até abril com menor demanda chinesa

SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de carne suína do Brasil caíram 7% entre janeiro a abril, para 327,3 mil toneladas, disse a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta sexta-feira, com recuo na demanda chinesa devido à recomposição do rebanho do país após efeitos da peste suína africana em anos anteriores.

A receita teve retração de 16,3%, para 692 milhões de dólares neste ano, mostraram os dados que consideram embarques de produtos in natura e processados.

A China segue como principal destino das exportações realizadas no ano até abril, com 118,6 mil toneladas, mas o volume é 35% inferior ao adquirido no mesmo período de 2021.

Na segunda posição, Hong Kong reduziu as aquisições do quadrimestre em 34,8%, para 33,8 mil toneladas.

Por outro lado, os exportadores brasileiros estão buscando espaço em outros mercados, como Filipinas que cresceu em 281,3% as aquisições da proteína suína para 23,2 mil toneladas.

“A China tem perdido parte de sua influência sobre o desempenho total das exportações, sendo substituída por outras nações da Ásia e América do Sul”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Segundo o levantamento, Cingapura atingiu 20,1 mil toneladas no acumulado do ano (+43,9%) e a Argentina também foi destaque com 18 mil toneladas (+83,1%).

“As exportações de carne suína do Brasil estão em processo de acomodação de níveis de embarques, estabelecendo-se em patamares significativamente superiores aos que eram registrados antes da grande disrupção global da proteína, iniciada em 2018 e com efeitos mais sensíveis entre 2019 e 2021”, acrescentou Santin.

Em abril, o volume exportado foi de 89,7 mil toneladas, queda de 8,8% no comparativo anual, e a receita somou 193,4 milhões de dólares, número 16,7% menor que o registrado no mesmo mês de 2021.

“As vendas de abril retornaram para patamares próximos de 90 mil toneladas, que é a tendência de desempenho mensal esperada para este ano”, estimou o presidente.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4C0RM-BASEIMAGE

To Top