Últimas Notícias

IRPF 2022: Receita Federal faz alerta sobre novo golpe com restituição do Imposto de Renda

RIO – A Receita Federal emitiu, em seu site oficial, um alerta para os cidadãos que estão em processo de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Em um novo tipo de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão e lesando quem precisa prestar contas ao Fisco.

Tutorial:  
Confira o passo a passo para preencher a declaração

IRPF 2022:
Como aumentar o valor da restituição ou reduzir o imposto a pagar? Veja dicas

Empréstimo: 
Quem pegou empréstimo precisa declarar? Veja como fazer

“Os golpistas estão utilizando desta vez informações a respeito de restituição de Imposto de Renda Pessoa Física para lesar os cidadãos, em mais uma tentativa de golpe envolvendo o nome da Receita Federal”, diz uma parte da nota publicada pela instituição.

Como parte do alerta, o Fisco orienta e ressalta a importância dos cuidados com correspondências recebidas por e-mail.

Para dar mais credibilidade e autenticidade ao conteúdo enganoso, os golpistas enviam mensagens fraudulentas utilizando cópias não autorizadas da logomarca comemorativa dos cem anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para que mais vítimas caiam na armadilha.

Parece, mas não é:
Depois do McPicanha, outros produtos têm nomes e embalagens que induzem consumidor ao erro

Consumidor:
Leite condensado ganha versão mais econômica de ‘composto lácteo’

A mensagem diz que foi feita a restituição na conta do contribuinte via Pix, com dados de data e valor. No entanto, o calendário de restituição sequer começou.

Acompanha a mensagem um link falso que seria de um suposto comprovante. A Receita pede para que a pessoa não clique neste link. A instituição não sabe ao certo se, ao clicar, dados dos contribuinte podem ser roubados, por exemplo. 

A instituição explica que os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso.

E que todas as informações recebidas pelos contribuintes devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, que tem acesso seguro por meio da conta gov.br.

Criptoativos:  
Como declarar criptoativos e NTFs no Imposto de Renda?

Como processo de segurança, neste ano, é preciso ter nível prata ou ouro em sua conta no Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal, para poder acessar os serviços digitais da Receita Federal.

Com o objetivo de ajudar os leitores, O GLOBO lançou um serviço para tirar dúvidas. Através do endereço oglobo.globo.com/economia/imposto-de-renda, o internauta pode ler conteúdos sobre temas específicos e ter acesso a um passo a passo em texto.

Quem prefere assistir a vídeos também está contemplado. Todas as terças-feiras, às 19h, será realizada uma transmissão ao vivo nas redes sociais do jornal, para responder perguntas enviadas ao e-mail  [email protected].

Além disso, já está disponível no Youtube um vídeo explicativo sobre o preenchimento do IRPF 2022.

To Top