Últimas Notícias

Nepalesa se torna primeira mulher a subir o Everest dez vezes

A nepalesa Lhakpa Sherpa, de 48 anos, se tornou nesta quinta-feira a primeira mulher a subir o Everest dez vezes. A última vez que ela havia subido os mais de 8 mil metros da montanha foi em 2018.

Entenda:  Como astrônomos produziram primeira foto de buraco negro no centro da Via Láctea

Nos EUA:  Mãe acusada de matar três filhos teria cometido crime por acreditar que estivessem possuídos por demônios

A informação foi confirmada pelo irmão de Lhakpa, Mingma Gelu Sherpa, pelo Ministério do Turismo do Nepal, segundo a BBC.

Não é o primeiro recorde vencido pela nepalesa. Há 22 anos, Lhakpa se tornou a primeira mulher nepalesa a subir o Monte Everest. Em 2003, ela se tornou a primeira a escalar três vezes a montanha.

A alpinista é membra da etnia Sherpa, que mora em elevadas atitudes na região próxima a montanha. Nascida em uma caverna há mais de quatro mil metros de altitude, Lhakpa começou a trabalhar como zeladora ainda adolescente.

Muitos Sherpas costumam trabalhar como guias para alpinistas que desejam escalar o Everest. No entanto, a ocupação costuma ser exclusiva de homens — ao menos até Lhakpa decidir se aventurar na montanha.

Processo:  Justiça decide que criança não pode pedir indenização por ter nascido

 — Minha mãe disse que eu nunca iria me casar. Os aldeões me disseram que é trabalho de homem e que eu morreria se tentasse — disse a mulher à BBC.

Atualmente, Lhakpa mora nos Estados Unidos, no estado de Connecticut. “Alguns dos meus trabalhos incluíram cuidar de idosos, limpar casas e lavar a louça. Vivo de salário em salário, economizando apenas o suficiente para retornar ao Nepal, em média, a cada dois anos. Não tenho treinador, nutricionista e não tenho acordos de patrocínio”,  escreveu a mulher em uma nota em que pediu doações para uma vaquinha a permitisse vencer subir pela décima vez o Monte Everest.

To Top