Internacional

Pela primeira vez desde invasão da Ucrânia, líder do Pentágono conversa com homólogo russo

Pela primeira vez desde invasão da Ucrânia, líder do Pentágono conversa com homólogo russo

Por Idrees Ali

WASHINGTON (Reuters) – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, pediu um cessar-fogo imediato na Ucrânia em uma conversa por telefone com o seu homólogo russo, Sergei Shoigu, nesta sexta-feira, a primeira desde a invasão da Rússia à Ucrânia, disse o Pentágono.

Austin tentou várias vezes conversar com Shoigu desde o início da invasão quase três meses atrás, mas autoridades em Moscou não pareciam interessadas.

Austin enfatizou a importância de manter linhas de comunicação, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em um comunicado.

Uma autoridade dos EUA, falando sob a condição de anonimato, disse que a ligação, requisitada por Austin, durou cerca de uma hora, mas não resolveu nenhum assunto específico ou levou a mudanças diretas no que a Rússia está fazendo na Ucrânia.

A autoridade descreveu o tom da ligação como “profissional”.

A agência de notícias russa Tass publicou uma declaração do Ministério da Defesa russo dizendo que a ligação aconteceu “por iniciativa do lado norte-americano”.

Desde o começo da guerra, os Estados Unidos enviaram cerca de 3,8 bilhões de dólares em armas e no começo desta semana a Câmara aprovou mais 40 bilhões de dólares em auxílio à Ucrânia. O Senado ainda não aprovou o pacote de ajuda a Kiev.

(Reportagem de Idrees Ali, reportagem adicional de Chris Gallagher)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4C0QW-BASEIMAGE

To Top