Economia

Perspectiva econômica para os EUA enfraquece e inflação deve persistir, mostra pesquisa do Fed de Filadélfia

(Reuters) – As perspectivas econômicas para os Estados Unidos enfraqueceram e a inflação ainda deve permanecer por um tempo mais alta do que o esperado anteriormente, mostrou nesta sexta-feira uma pesquisa do Federal Reserve da Filadélfia com analistas econômicos.

O Produto Interno Bruto (PIB) real deve crescer a uma taxa anual de 2,3% neste trimestre, queda de 1,9 ponto percentual em relação à última pesquisa, de três meses atrás, com o ritmo de expansão devendo ficar em 2,3% no próximo ano e em 2,0% em 2024, prognósticos também abaixo das estimativas anteriores.

A mais recente sondagem do Fed da Filadélfia com 34 analistas econômicos também revelou que eles projetam alta anualizada de 7,1% do índice de preços ao consumidor dos EUA no trimestre atual, acima da taxa de 3,8% prevista no último levantamento.

Eles também preveem que a inflação medida pelo índice PCE neste trimestre será de 5,7% a uma taxa anual, acima de estimativa anterior de 3,1%.

Apesar da perspectiva de menor crescimento econômico, à medida que o Fed luta contra a inflação mais alta em 40 anos, analistas esperam apenas um pequeno aumento no desemprego.

Eles calculam taxa de 3,6% para este trimestre, a mesma esperada para 2022 e 2023. A taxa de desocupação deve subir para 3,8% nos dois anos seguintes.

(Por Lindsay Dunsmuir)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4C0M9-BASEIMAGE

To Top