Asia

Presidente do BC do Japão descarta chance de ajuste da orientação no curto prazo

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) – O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, disse nesta sexta-feira que o Banco do Japão vai manter sua orientação sobre a trajetória futura dos juros por enquanto, já que a pandemia do coronavírus continua a pesar sobre a economia.

Sob a atual orientação futura, o banco diz que “não hesitará em tomar medidas adicionais de flexibilização” e espera que as taxas de juros de curto e longo prazos “permaneçam em seus níveis atuais ou inferiores”.

Conforme os bancos centrais em todo o mundo elevam os juros, os mercados vêm especulando que o banco central japonês também pode mudar sua orientação para uma mais inclinada a aperto monetário, como por exemplo removendo a referência sobre sua prontidão para afrouxar ainda mais.

“A pandemia do coronavírus é um grande risco que pode prejudicar ainda mais a economia do Japão”, disse Kuroda em um seminário.

“Assim, é apropriado manter … o viés ‘dovish’ de nossa orientação por enquanto”, disse ele.

Kuroda também disse que um aumento da inflação no curto prazo não terá sustentabilidade, uma vez que será impulsionado principalmente pelos custos de energia, enfatizando a necessidade de manter a política monetária ultrafrouxa.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4C0GJ-BASEIMAGE

To Top