Economia

Real tem melhor desempenho do mundo em sessão de retomada de apetite global por risco

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar fechou em forte queda nesta sexta-feira e tomou distância dos 5,10 reais, conforme investidores realizaram lucros ao fim de uma semana de grande instabilidade nos mercados globais. A moeda brasileira teve o melhor desempenho do mundo nesta sessão.

O declínio do dólar foi tamanho que não apenas zerou seus ganhos semanais como levou a cotação a acumular leve baixa no período, que, assim, encerra uma sequência de três semanas de valorização.

O dólar à vista caiu 1,65% nesta sexta, a 5,0578 reais, após variar entre 5,1503 reais (+0,15%) e 5,0462 reais (-1,87%). O patamar de fechamento é o menor desde o último dia 5 (5,0166 reais).

Na semana, o dólar acabou caindo 0,31% –até a quinta-feira tinha alta de 1,36%. Em maio, reduziu os ganhos para 2,31% e ainda recua 9,25% no acumulado do ano.

Dados da B3 mostram que, no mês, fundos locais e investidores estrangeiros têm atuado na ponta compradora de dólar, enquanto empresas financeiras (como bancos) fazem a contraparte.

“O mercado realizou bem hoje, foi uma realização de lucros com as notícias de reabertura parcial na China (dos lockdowns contra a Covid-19) e as falas do Powell”, disse Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora. “Ainda vejo a taxa de 5,20 reais como um ponto mais central, que atrai o dólar. Não dá para pôr a mão no fogo por causa da melhora de hoje”, ponderou.

O mercado girou ao longo da semana em torno dos riscos de aperto mais forte da política monetária dos EUA e também dos efeitos sobre cadeias de produção decorrentes de novos fechamentos de negócios na segunda maior economia do mundo para conter surtos de coronavírus.

A inflação global em alta –nos EUA a maior em 40 anos e na zona do euro em patamar recorde– é muito associada a impactos oriundos ainda da quebra nas cadeias de suprimento causadas pelos bloqueios nas economias globais iniciados em 2020 para conter a pandemia.

Rumores de que a China, em meio a dados fracos, poderia flexibilizar a política monetária também contribuíram para a correção nos preços de ativos de risco no mundo, movimento que se espraiou para o mercado doméstico de câmbio. A isso somaram-se falas do chair do Fed, Jerome Powell, reiterando altas de 0,50 ponto percentual nos juros –sinalizando, portanto, que o ritmo de restrição monetária não será intensificado, como temem operadores.

Mais uma vez um rali em Wall Street –o índice Nasdaq saltou 3,8%– ajudou a melhorar o humor do mercado no Brasil. Uma medida do “medo” do investidor norte-americano despencou mais de 8% em dia de forte queda do dólar por aqui.

Num indicativo de quão juntos têm andado os preços do dólar e o clima no mercado de ações em Nova York, a correlação de um mês entre a taxa de câmbio dólar/real e o índice de volatilidade VIX alcançou o maior patamar desde julho de 2016, de 0,82. O número é positivo uma vez que, se o VIX sobe, o dólar tende a se elevar também. Quanto mais próximo de +1, mais positivamente correlatos são os preços de dois ativos.

O real terminou a semana com o segundo melhor desempenho em uma lista que conta ainda com as moedas de Chile, México, África do Sul, Turquia, Peru e Colômbia. O sol peruano liderou os ganhos ao subir 0,8%, enquanto a lira turca ficou na outra ponta com queda superior a 3%.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4C0TF-BASEIMAGE

To Top