Últimas Notícias

Títulos de Cuca pressionam Turco no Atlético-MG, mas início de 2021 alivia

BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – Turco Mohamed chegou ao Atlético-MG com uma missão: manter o ótimo futebol apresentado pelo time em 2021, temporada marcada pelos títulos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro, além de campanha invicta na Copa Libertadores (caiu na semifinal após dois empates). Quase quatro meses após assumir o comando técnico do clube mineiro, o treinador argentino se vê pressionado pelos triunfos obtidos com Cuca e passa por momento de questionamento.

Neste sábado (14), o Atlético-MG recebe o Atlético-GO, no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), e busca quebrar um jejum de quatro jogos sem vitória no campeonato nacional.

O empate em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (11), no estádio Nabi Abi Chedid, em rodada antecipada do Brasileiro, foi o terceiro do Atlético em seis partidas. São apenas nove pontos conquistados em 18 possíveis. O aproveitamento de 50% é baixo para o atual campeão nacional e dono de um dos melhores elencos do futebol do país.

Mas por outro lado, se as conquistas de Cuca elevaram o nível de cobrança na Cidade do Galo, o começo fraco na edição 2021 do Brasileiro faz com que a pressão interna não seja tão grande nesta altura da temporada.

No ano passado, a equipe de Cuca conquistou somente dez dos primeiros 21 pontos (47,6%) que disputou nas sete primeiras rodadas —amargou três derrotas neste período. O desempenho era muito abaixo do esperado, e o então treinador do Atlético estava muito pressionado. O panorama começou a mudar diante do Atlético-GO, quando o time mineiro venceu por 4 a 1, no Mineirão, e iniciou ali uma sequência de nove vitórias seguidas e 18 partidas de invencibilidade —a série terminou justamente contra o time goiano.

Se por um lado os títulos de Cuca pressionam Turco Mohamed, o começo ruim no Brasileiro passado faz que com que a diretoria tenha paciência e sequer cogite uma troca no comando técnico neste momento. Por coincidência, é o Atlético-GO o próximo adversário do clube alvinegro. Não no Mineirão, mas no Independência.

“Fizemos 26 jogos, temos duas derrotas, mas sabemos que temos que melhorar. Todas as equipes têm um desnível, mas estamos muito unidos e tenho muita experiência para isso. Estou muito comprometido com o Atlético e que tenho o respaldo da diretoria e dos meus jogadores”, comentou Turco, que, apesar do empate com o Bragantino, ficou satisfeito com o que viu.

“Hoje [11] vimos a equipe campeã dentro do campo. Temos que manter essa forma de jogar e nada mais.”

Outro fator que pesa a favor de Turco Mohamed é a bronca do Atlético com a arbitragem. Na visão da diretoria, o clube alvinegro foi prejudicado contra Goiás e Red Bull Bragantino, duas partidas que terminaram empatadas. A não expulsão de Danilo Barcelos, em Goiânia, e o impedimento de Guilherme Arana, que automaticamente anulou o pênalti e a expulsão de Leo Ortiz, em Bragança, são classificados como erros graves pelos dirigentes alvinegros.

Para a partida deste sábado, o Atlético-MG vê o retorno de Hulk, que cumpriu suspensão contra o Red Bull Bragantino após tomar o terceiro cartão amarelo. Uma provável escalação inicial do time mineiro tem: Everson; Guga, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair e Zaracho; Nacho, Keno (Ademir) e Hulk.

O Atlético-GO, por sua vez, entra em campo tentando se recuperar do início ruim no Brasileiro -o time está em 19º, com apenas três pontos, e ainda não obteve uma vitória no campeonato. O técnico Umberto Louzer terá como obstáculo a ausência do meia Jorginho, suspenso após tomar o terceiro cartão amarelo. Uma provável escalação inicial do time goianiense tem: Ronaldo; Hayner, Edson, Ramon Menezes e Jefferson; Marlon Freitas, Gabriel Baralhas e Wellington Rato; Shaylon, Churín e Luiz Fernando (Léo Pereira).

Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Horário: Às 19h (de Brasília) deste sábado (14)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)

VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Transmissão: Premiere

To Top