Últimas Notícias

Morre Breno Silveira, 58, diretor de ‘Dois Filhos de Francisco’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu na manhã deste sábado (14), em Limoeiro, Pernambuco, o cineasta Breno Silveira, aos 58 anos. Diretor da produtora Conspiração, ele ganhou fama pelo filme “Dois Filhos de Francisco”, seu primeiro longa-metragem, sobre a trajetória da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, uma narrativa pelo olhar do pai deles, Francisco.

Silveira sofreu um infarto durante o primeiro dia de filmagens do filme “Dona Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro.

O cineasta chegou a ser socorrido, mas a parada cardíaca foi irreversível. A equipe do filme foi a Limoeiro para rodar as cenas da infância da protagonista. A informação foi confirmada pela produtora Conspiração.

Silveira fez ainda “Era uma vez” e “Gonzaga: de Pai pra Filho”, com Júlio Andrade. Recentemente, dirigiu “Dom”, série brasileira de maior sucesso da Amazon Prime Video, cuja 2ª temporada havia acabado de filmar, com Gabriel Leone e Flávio Tolezani.

Também foi diretor de fotografia do filme “Carlota Joaquina”, de Carla Camurati e assinou a direção de “Entre Irmãs”, com Marjorie Estiano e Nanda Costa, e de “Um Contra Todos”, série indicada ao Emmy Internacional, de quatro temporadas, feita para a FOX, com Júlio Andrade.

Cineasta interessado em contar histórias de dramas familiares, Silveira era obcecado pelo ponto de vista entre pai e filho, o que fez em “Dois Filhos de Francisco”, “Gonzaga” e “Dom”, série que sofreu contestações de uma das irmãs e da mãe do personagem real, um jovem branco e bonito de classe média de Copacabana que se tornou assaltante de residências de luxo no Rio no início dos anos 2000.

Costumava dizer que era “o malvado favorito” de sua equipe de produção, pois tinha o hábito de filmar o roteiro todo em ordem cronológica, obedecendo ao roteiro no papel, o que obrigava a todos um vaivém de locações. Normalmente, a logística de uma produção pede que todas as cenas referentes a um mesmo cenário sejam gravadas de uma vez só, não importando se são de capítulos ou trechos distintos no script.

Silveira havia acabado de filmar a 2ª temporada de “Dom”, mas ainda não havia finalizado os novos episódios na pós-produção. A Amazon Prime Video ainda não se manifestou sobre previsão de data, mas a estreia será ainda neste ano.

O cineasta deixa duas filhas pequenas e esposa.

To Top