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Saiba como agir se o app Caixa Tem foi clonado

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LDprod/Shutterstock.com

Saiba como agir se o app Caixa Tem foi clonado O saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está sendo feito exclusivamente através do aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal. Mas, assim como em 2020, trabalhadores têm sido vítimas de fraudes no app e golpistas têm invadido suas contas.

De acordo com banco, o benefício também pode ser resgatado por quem, mesmo em anos anteriores, teve a conta clonada por fraudadores, que usavam o CPF do trabalhador para sacar o valor emergencial liberado no Fundo. Nestas situações, o fraudador se cadastra no aplicativo Caixa Tem com o CPF e demais dados do verdadeiro usuário, mas inscrevendo um novo e-mail e outro telefone celular para impedir o titular de alterar a senha. O golpe geralmente é percebido quando o trabalhador tenta entrar no sistema, e descobre que já havia um cadastro com aquele CPF.

Caso o usuário já tenha encerrado a conta no Caixa Tem em função da fraude, mas tenha direito ao saque extraordinário do FGTS, a Caixa diz que continuará utilizando uma Poupança Social Digital como forma de pagamento. Mas que será aberta uma nova conta automaticamente.

A Caixa orienta que, se verificar problemas no cadastro para acesso ao aplicativo, o usuário deve se dirigir a uma agência do banco com documento de identificação para regularizar a conta. O mesmo deve ser feito em caso do mesmo CPF cadastrado em mais de um celular — há um limite para cadastro da mesma identificação em vários aparelhos.

Se o próprio aplicativo Caixa Tem apresentar a possibilidade de enviar documentos pessoais e foto ou “selfie” do cliente pela plataforma, não é necessário comparecer presencialmente a uma agência para efetuar o bloqueio da conta. O banco alerta ainda que não envia mensagem com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais, links, confirmação de dispositivo ou de acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Como saber se o Caixa Tem foi fraudado

Sem acesso

Se o trabalhador não consegue acessar o sistema, se tentou aplicar uma senha considerada incorreta e percebeu que o e-mail e o telefone não correspondem aos do trabalhador, é preciso procurar uma agência da Caixa. Especialistas também recomendam fazer um boletim de ocorrência na delegacia, caso dinheiro tenha sido retirado da conta.

Procurar agência

Isso acontece quando são identificados problemas no cadastro realizado para acesso ao Caixa Tem. Para resolver, é necessário apresentar o documento

Código de entrada

Se o código de acesso não é enviado, é preciso verificar se o número do telefone está correto. Para pedir a alteração do telefone no cadastro, é preciso ir a uma agência.

Verifique a solicitação

É necessário consultar a situação do seu FGTS e a data que o dinheiro será liberado. Fonte Extra

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