Benefícios

Aplicativos de graça ideais para montar um bom currículo

Currículo Emprego trabalho estagio
NPFire/Shutterstock.com

Aplicativos de graça ideais para montar um bom currículo   Com a taxa de desemprego em 11,1%, segundo a última divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílios (Pnad), a criatividade e o conforto se tornam fortes aliadas na hora de construir um currículo que chame a atenção dos recrutadores, com poucos toques no celular.

Além das conhecidas ferramentas online, o candidato pode optar pelos aplicativos gratuitos e atualizar as informações a qualquer hora. Especialistas ouvidos pelo EXTRA explicam as melhores formas de aproveitar as funções das plataformas, sem perder o cuidado na hora de atualizar as informações.

Os aplicativos, assim como as ferramentas digitais, podem ajudar o candidato que quer encontrar um formato simples e prático de elencar as informações importantes, como experiências anteriores, formação e objetivo profissional.

Nesse quesito, os editores de texto ainda são os preferidos dos especialistas em recrutamento e em RH, como o Google Docs e o Microsoft Word, disponíveis tanto em app quanto pelo celular. Com modelos já prontos, basta o candidato preencher com os dados pessoais e salvar em PDF.

Quem for se candidatar a uma vaga com perfil mais criativo, ou mesmo preferir se aventurar com ferramentas que dão mais liberdade para a edição, pode recorrer a aplicativos como Canva e Meu Currículo. Além de disponibilizar os templates para preencher, o candidato pode construir um modelo do zero, com mais possibilidades de cores e estruturas, e salvar também em PDF.

Para quem não sabe por onde começar pelos apps, uma boa saída é observar os modelos formulados em páginas de bancos de currículos, como pelo 99jobs, Gupy e Recrutai, plataformas de recrutamento de pessoas. Não é possível baixar o conteúdo pelo site, mas serve de inspiração até para compreender qual a melhor forma de elencar as informações. É o que aponta a presidnete da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (Abrh-RJ), Lucia Madeira:

— A inteligência artificial das plataformas vai formatando um esqueleto de currículo conforme a pessoa for preenchendo, quando for se inscrever em uma vaga pela plataforma. Ele pode, então, visualizar o documento e usar de inspiração.

Atenção aos templates feitos direto em apps

Apesar dos atrativos de montar um currículo por aplicativo, especialistas indicam as ferramentas clássicas, como o Google Docs e o Microsoft Word. As aplicações que geram automaticamente um material ou permitem a edição personalizada das informações não são as mais eficientes para envio geral de currículos.

A especialista em recrutamento e seleção Aline Sousa afirma que, como as plataformas apenas permitem a formatação por caixas de texto, o conteúdo do currículo pode não conseguir ser lido por grandes sites de recrutamento, que usam robôs e inteligência artificial para mapear os currículos de interesse:

— As caixas de texto aparecem como imagens, e o robozinho não consegue selecionar as palavras para poder fazer uma classificação. Muitas vezes, ele passa como um simples borrão pelo robô.

No entanto, se o currículo for enviado por e-mail ou em caso de indicação para a vaga, o candidato pode usar templates, como os disponíveis no Canva e no Meu Currículo.

No currículo, evite colocar dados sensíveis

Dentro e fora dos apps, o recomendado é que os candidatos tomem cuidado com as informações, aponta a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (Abrh-RJ), Lucia Madeira. Dados como detalhes do endereço e números de RGe CPF devem ficar de fora.

— Nenhuma dessas informações é importante para um currículo, e nem sabemos onde o currículo vai parar — afirma Lucia Madeira, que destaca também cuidados com aplicativos desconhecidos que apresentam oferta comercial ou versão premium, todas pagas.

Na lista de prioridades do currículo, especialistas em recrutamento e RH destacam que devem incluir: cerca de 3 competências (experiência com planilhas, por exemplo); a formação escolar, com os dois cursos mais relevantes para a vaga que está pleiteando; o objetivo profissional, adaptado também à vaga; resumo sucinto no começo do currículo, apenas com as capacidades técnicas; e proficiência em línguas estrangeiras.

To Top