Benefícios

Posso conseguir uma boa economia na conta de luz?

Conta de Luz Energia Eletrica Tarifa
Renata Photography/Shutterstock.com

Posso conseguir uma boa economia na conta de luz? Se a conta de luz já pesava nos orçamentos das famílias, o anúncio do aumento da tarifas, de 15,53% para a Light e de 17,39% para a Enel, antiga Ampla, fará muitos consumidores repensar mais profundamente o consumo. Mudanças de hábito, dizem especialistas, podem levar a uma redução de 15% a 30% na fatura de energia, sem perda de conforto.

Ligada 24 horas por dia, sete dias por semana, a geladeira, diz, é a principal vilã da conta, respondendo por cerca de 30% do valor da conta.

Confira recomendaçoes para diminuir o consumo:

Pare de abrir a geladeira

Lembre-se de que a geladeira representa 30% do seu consumo total. Evite o abre e fecha desnecessários. Procure pensar antes de abrir o refrigerador e pegue de uma vez tudo de que precisa, para evitar acionar o motor do aparelho a toda hora.

Não coloque alimentos quentes na geladeira, pois o motor será acionado, aumentando o gasto de energia.

Regule o termostato do aparelho de acordo com estação do ano e a quantidade de alimentos armazenados, isso economiza energia.

Descongele periodicamente a geladeira, caso o aparelho não tenha essa função automática. O excesso de gelo no congelador faz com que o motor trabalhe 30% a mais do que o normal, consumindo mais energia.

Faça periodicamente o teste da borracha. Coloque uma folha de papel entre o corpo da geladeira e a porta, e puxe: se não houver resistência para retirá-la, é hora de trocar a borracha.

Procure colocar a geladeira longe de fontes de calor, como fogão e forno elétrico, e de janelas por onde entre luz solar.

Vai lavar roupa?

Procure usar a capacidade máxima da máquina. Se isso não for possível, escolha a programação que use volume de água e tempo adequados à quantidade de roupas. Use sempre água fria: a quente aumenta significativamente o consumo, assim como a função de secadora. Respeite a dose de sabão especificada no manual da máquina, para que não seja necessário repetir o enxágue.

Passe tudo de uma vez

Para economizar, procure passar o máximo de peças de uma única vez. No caso de ferros automáticos, a orientação é passar primeiro as roupas que precisam de menos calor. Depois, as peças pesadas e, no fim, após desligar o aparelho, aproveitar o calor para passar as roupas mais leves.

Ar-condicionado certo

A primeira medida é escolher o equipamento adequado ao tamanho do ambiente. Lembre-se de que os modelos de tecnologia inverter podem consumir até 60% menos do que os tradicionais. Ao usar, deve-se manter janelas, cortinas e portas fechadas. Mantenha os filtros limpos.

Apague a luz

A dica básica, todo mundo já sabe, é apagar a luz ao sair do ambiente. Parece uma economia boba, mas faz diferença na conta no fim do mês.

Dê sempre preferência à iluminação natural. Paredes claras refletem mais luz e economizam energia elétrica.

Se você ainda tem lâmpadas incandescentes ou alógenas, troque por fluorescentes compactas ou de LED. As de LED chegam a ter um consumo até 90% menor do que as tradicionais. Elas são mais caras, mas, além de gastar menos, têm maior durabilidade.

Desligue o computador

Quando não estiver usando, desligue o computador. Não deixe acessórios, como impressoras, estabilizadores e câmera ligados sem necessidade. Só ligue a impressora quando for usá-la.

Banho curto, sim

Banhos mais curtos são a regra de ouro. Uma dica é fechar o chuveiro enquanto se ensaboa ou passa o xampu. Lembre-se de que manter o chuveiro elétrico na posição “verão” pode reduzir em 30% o consumo de energia. As mesmas recomendações valem para chuveiros com aquecimento a gás: nesse caso, a temperatura deve ser ajustada no aquecedor.

Tarifa Branca

Já analisou em que parte do dia se concentra a maior parte do seu consumo de energia? Se você costuma lavar, passar roupas e tomar banho fora do horário de pico (das 18h às 21h), pode ser um candidato à Tarifa Branca. Esta pode reduzir a conta em até 15%, o que anularia o reajuste da tarifa.

Mas se você mudar o perfil de consumo e usar a energia no período de pico, a fatura pode subir. Faça o teste na calculadora do Idec (bit.ly/2QhqCjL). Se achar que tem o perfil, solicite a mudança à concessionária de energia. Fonte: Extra Globo

To Top