Benefícios

PIS: Valores e datas para liberação do Abono Salarial

Saques FGTS PIS ABONO Auxílios
Fonte: Agência Câmara de Notícias

PIS: Valores e datas para liberação do Abono Salarial O Abono Salarial é um beneficio anual no valor máximo de um salário mínimo vigente na data do pagamento e está assegurado aos trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP, tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base e estejam cadastrados há pelo menos 5 anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para este exercício, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador expediu a Resolução Codefat nº 934, de 7 de janeiro de 2022 disciplinando o pagamento e o calendário de pagamento do abono salarial, que será seguido pelos agentes pagadores (CAIXA e Banco do Brasil).

Valor do Abono Salarial

O valor do Abono Salarial corresponde ao valor do salário-mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados.

Considerando que o valor do Salário-Mínimo no ano de 2022 é de R$ 1.212,00, abaixo consta o valor anual do abono segundo a quantidade de meses trabalhados. 

Nº MESES TRABALHADOS NO ANO-BASEVALOR DO ABONO SALARIAL
1R$ 101,00
2R$ 202,00
3R$ 303,00
4R$ 404,00
5R$ 505,00
6R$ 606,00
7R$ 707,00
8R$ 808,00
9R$ 909,00
10R$ 1.010,00
11R$ 1.111,00
12R$ 1.212,00

Calendário de pagamento

Para trabalhadores(as) de empresas privadas, cadastrados no PIS – Programa de Integração Social

EXERCÍCIO 2022

AGENTE PAGADOR: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

NASCIDOS EMRECEBEM A PARTIR DERECEBEM ATÉ
JANEIRO08/02/202229/12/2022
FEVEREIRO10/02/202229/12/2022
MARÇO15/02/202229/12/2022
ABRIL17/02/202229/12/2022
MAIO22/02/202229/12/2022
JUNHO24/02/202229/12/2022
JULHO15/03/202229/12/2022
AGOSTO17/03/202229/12/2022
SETEMBRO22/03/202229/12/2022
OUTUBRO24/03/202229/12/2022
NOVEMBRO29/03/202229/12/2022
DEZEMBRO31/03/202229/12/2022

Para trabalhadores(as) de empresas públicas, cadastrados no PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

EXERCÍCIO 2022

AGENTE PAGADOR: BANCO DO BRASIL S.A.

FINAL DA INSCRIÇÃORECEBEM A PARTIR DERECEBEM ATÉ
015/02/202229/12/2022
115/02/202229/12/2022
217/02/202229/12/2022
317/02/202229/12/2022
422/02/202229/12/2022
524/02/202229/12/2022
615/03/202229/12/2022
717/03/202229/12/2022
822/03/202229/12/2022
924/03/202229/12/2022

Quem não tem direito ao Abono Salarial:

empregado (a) doméstico (a);

trabalhadores rurais empregados por pessoa física;

trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;

trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Quem pode utilizar este serviço?

Para trabalhadores(as) de empresas privadas, cadastrados no PIS

1 – Consultar calendário de pagamentos

a)      Verificar a data de pagamento do Abono Salarial, que varia de acordo com o mês de aniversário do(a) trabalhador(a)

2 – Verificar o valor por meio:

a)    da Carteira de Trabalho Digital

b)    do Telefone 158

3 – Receber o Abono Salarial

CANAIS DE PRESTAÇÃO  Web :  

O Abono Salarial estará disponível na sua conta corrente ou poupança. Caso isso não ocorra, você poderá realizar uma TED para a conta do seu banco nos terminais de autoatendimento, no site www.bb.com.br/pasep ou nas agências do Banco do Brasil.  Presencial : 

Para sacar o Abono Salarial em uma agência da Caixa Econômica Federal, você vai precisar de:

Documento de identificação oficial com foto

Número do CPF. 

Para sacar o Abono Salarial nos caixas eletrônicos da Caixa, nas casas lotéricas ou nos correspondentes bancários da Caixa, você vai precisar do:

Cartão Social

Os trabalhadores que não possuem conta deverão sacar o Abono nos correspondentes bancários.Tempo estimado de espera:  Até 30 minuto(s)

Outras Informações

Quanto tempo leva? Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Previdência . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética

Fonte https://www.gov.br/

To Top