Esporte

Mbappé é o jogador mais valioso do mundo e Vinícius Jr. fica em segundo, aponta estudo

O atacante francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, é o jogador de futebol mais valioso do mundo, segundo o grupo de pesquisa suíço CIES Football Observatory, seguido pelo brasileiro Vinícius Jr., do Real Madrid, e do novo contratado do Manchester City Erling Haaland, da Noruega.

Mbappé, que recusou uma ofera do Real e assinou um novo contrato de três anos com o PSG no mês passado, liderou a lista com um valor estimado de transferência de 205,6 milhões de euros, superando Vinícius (185,3 milhões de euros) e Haaland (152,6 milhões de euros).

Neymar, companheiro de equipe de Mbappé no PSG, detém o recorde atual de transferência do futebol. Os campeões franceses pagaram ao Barcelona 222 milhões de euros por sua contratação em 2017.

A lista dos cinco primeiros é completada pelo jovem do Barcelona Pedri (135,1 milhões de euros) e pelo meio-campista inglês do Borussia Dortmund Jude Bellingham (133,7 milhões de euros).

O CIES Football Observatory usa indicadores como idade do jogador, desempenho, progressão na carreira e duração do contrato para chegar a um valor de transferência.

A lista mais recente foi dominada por jogadores da Premier League, com 41 representantes no top 100.

Ruben Dias, do City, teve a maior avaliação para um zagueiro (109,6 milhões de euros), enquanto Gianluigi Donnarumma, do PSG, liderou entre os goleiros (73,7 milhões de euros).

O meia do City Kevin De Bruyne, de 30 anos, foi o jogador mais velho da lista, com um valor de 57,3 milhões de euros.

(Reportagem de Dhruv Munjal, em Bengaluru)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI560P1-BASEIMAGE

To Top