Internacional

OMS decidirá se varíola dos macacos representa emergência de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocará um comitê de emergência na quinta-feira da próxima semana para avaliar se o surto de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Esse é o nível mais alto de alerta emitido pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que atualmente se aplica apenas à pandemia de Covid-19 e à poliomielite.

Houve 1.600 casos confirmados e 1.500 suspeitos de varíola dos macacos este ano e 72 mortes, disse a OMS, em 39 países, incluindo os países onde o vírus habitualmente é disseminado.

A varíola dos macacos é endêmica em partes da África, mas houve mais casos nesses países e no restante do mundo. O vírus causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões na pele, e se espalha através do contato próximo.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que era hora de considerar intensificar a resposta porque o vírus está se comportando de maneira incomum, mais países são afetados e há necessidade de coordenação internacional.

“Não queremos esperar até que a situação esteja fora de controle”, afirmou o diretor de emergências da OMS para a África, Ibrahima Socé Fall.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI5D0OM-BASEIMAGE

To Top