Benefícios

Sisu: A partir do dia 28 os estudantes já podem se inscrever para a segunda edição

sisu
rafapress/Shutterstock.com

Sisu: A partir do dia 28 os estudantes já podem se inscrever para a segunda edição As inscrições podem ser realizadas por meio do Portal Acesso Único até 1º de julho.

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga no ensino público superior terão de 28 de junho a 1º de julho para se inscreverem na segunda edição de 2022 do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Ministério da Educação (MEC) publicou o Edital nº 57, com o cronograma e as regras para inscrição, no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (03/06).

O Sisu é um sistema informatizado que permite que o estudante, que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirou nota zero na redação, se inscreva para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior (universidades, faculdades e afins). As inscrições podem ser efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único, sem cobrança de taxa. Nesta edição, as instituições participantes deverão disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regulares da instituição.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, devendo especificar, em ordem de preferência, os tipos de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

Periodicamente, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Dessa forma, o candidato pode monitorar sua inscrição, já que poderá alterar os dados e opções de curso quantas vezes desejar. A informação existente no sistema no fim do prazo de inscrição será a considerada.

É importante destacar: a nota de corte serve apenas como referência para o candidato, não constitui qualquer garantia de seleção para as vagas ofertadas.

O resultado da segunda edição do Sisu 2022 será divulgado dia 6 de julho de 2022 no Portal Acesso Único. Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram selecionados por meio do Sisu, na chamada regular, durante o período de 13 a 18 de julho de 2022, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio publicado por elas.

Lista de espera

Aqueles que não conseguirem uma vaga na chamada regular do Sisu, podem participar da lista de espera se inscrevendo na página do processo seletivo, na internet, entre os dias 6 a 18 de julho de 2022. A manifestação de interesse na lista de espera é apenas para um dos cursos escolhidos no ato da inscrição. Quem for selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

To Top