Central America

Tempestade Celia deve levar chuva forte para El Salvador, Guatemala e sul do México

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – A tempestade tropical Celia deve levar chuva forte para El Salvador, Guatemala e sul do México até o domingo e pode gerar enchentes e deslizamentos de terra, afirmou o Centro Nacional de Furacões dos EUA nesta sexta-feira.

Celia, formada na sexta-feira, é uma pequena tempestade e deve se mover na direção oeste, afastando-se da costa do Pacífico, previu o centro. Ainda assim, a locomoção ao norte ou um aumento de tamanho pode levar a um alerta contra tempestades tropicais na região.

A tempestade está lentamente se movendo norte-nordeste e estava gerando ventos na velocidade máxima de 65 kms/h na manhã desta sexta-feira, disse o centro.

Autoridades em El Salvador emitiram um “alerta vermelho” na costa do país.

A Comissão Nacional da Água do México afirmou que a tempestade deve causar chuvas nos Estados de Chiapas, Oaxaca, Tabasco, Campeche, Puebla, Quintana Roo, Veracruz e Yucatán.

A Celia surge conforme o Blas, furacão de categoria 1 se move na direção do Pacífico, ameaçando inundar Estados ao oeste, como Colima, Jalisco, Nayarit, Guerrero, Michoacán e Baja Califórnia, afirmou a comissão de água.

(Reportagem de Kylie Madry na Cidade do México; reportagem adicional de Nelson Renteria em San Salvador)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI5G0WS-BASEIMAGE

To Top