São Paulo

Arquivo Público de SP promove ‘II Seminário Memórias Arquivadas’

Na quinta-feira, 23 de junho, o Arquivo Público do Estado de São Paulo recebe o ‘II Seminário Memórias Arquivadas: as possibilidades dos arquivos para a pesquisa em História da Educação’. O evento tem como principal objetivo divulgar os acervos da Memória Documental (MD) e do Memorial da Educação Municipal (MEM), ambos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), e o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), além de estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Infância, Cultura e História (GEPICH/UNIFESP) para difundir as pesquisas recentes em História da Educação.

O Seminário ‘Memórias Arquivadas’ tem ainda como finalidade ampliar o acesso às fontes e apoiar pesquisas acadêmicas, refletindo, consequentemente, na construção da história educacional paulistana. O evento é organizado pelo Centro de Multimeios da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História – GEPICH da Universidade Federal de São Paulo e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Arquivo Público, com tradução em Libras. Acesse: https://www.youtube.com/user/arquivopublicosp

Confira a programação do ‘II Seminário Memórias Arquivadas: As possibilidades dos arquivos para a pesquisa em História da Educação’:

9h00 – Abertura Institucional, com o Prof. Dr. Thiago Nicodemo, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo; a Prof.ª Dr.ª Claudia Panizzolo, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação.

10h00 – Conferência ‘Fontes e Arquivos: um patrimônio pela história e memória escolar’, com o Prof. Dr. Alberto Barausse, da Universitá degli Studi del Molise – Itália (Transmissão direta da Itália).

11h00 – Mesa ‘Os acervos institucionais e o acesso às fontes para a pesquisa histórica’, com Ana Cândida Silva Martins de Carvalho, do Núcleo de Acervo Textual Privado (APESP), Ana Rita da Costa, do Centro de Multimeios / COPED / SME, que fará a apresentação do acervo do Memorial da Educação Municipal (MEM); e Magaly Ivanov, da UNIFESP / GEPICH, apresentando o acervo da Memória Documental (MD).

12h00 – Intervalo para almoço.

13h00 – Mesa ‘As pesquisas acadêmicas e a importância dos arquivos e das fontes para a História da Educação’, com a Prof.a Ms. Adriana Santiago Silva, (UNIFESP/GEPICH), Pesquisadora no APESP; Prof.a Ms. Alessandra Secundo Paulino (UNIFESP/GEPICH), Pesquisadora no CRE Mário Covas, Prof.a Dr. a Rivania Kalil Duarte (PUC-SP), Pesquisadora no MEM e Prof. Ms. Diego Benjamim Neves (UNIFESP/NIPELL), pesquisador na MD.

14h30 – Encerramento do evento on-line.

O post Arquivo Público de SP promove ‘II Seminário Memórias Arquivadas’ apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top