Últimas Notícias

Bitcoin – a melhor criação de Satoshi

Satoshi Nakamoto, que criou o Bitcoin (BTCUSD), pretendia que fosse usado para transações diárias quando foi lançado. As criptomoedas descentralizadas foram projetadas para livrar o controle do dinheiro do governo e acelerar o processamento de transações.

Mais de uma década depois, muitas pessoas se perguntam se a criptomoeda cumpriu sua promessa original. Bitcoin é usado em apenas uma pequena fração do comércio diário.

Moedas alternativas que os governos ou agências federais não controlam têm um apelo enorme. A Lightning Network e outros avanços recentes na tecnologia Bitcoin podem trazer o Bitcoin de volta à sua promessa original. À medida que a tecnologia e o reconhecimento da marca do Bitcoin cresceram, também aumentou o número de locais que o aceitam. É surpreendente quantas coisas você pode obter pelo seu dinheiro se usar Bitcoin.

Existem várias vantagens em usar o Bitcoin em relação às opções de pagamento convencionais. Antes de entrarmos em detalhes, vamos ver do que se trata o Bitcoin, a criptomoeda. Por causa da arquitetura do Bitcoin, será fácil identificar os benefícios de utilizar o Bitcoin para pagamentos.

As taxas de transação para transações Bitcoin são mais baixas do que para transações em moedas fiduciárias, tornando-as ideais para transferências internacionais. A Lightning Network, por exemplo, possibilitou que pessoas sem conta bancária fizessem pagamentos usando Bitcoin.

O fato de o Bitcoin ser descentralizado é uma das razões pelas quais tem tantos admiradores. Não há um órgão de governo responsável por isso. Como os bancos centrais e os governos não emitem ou apoiam moedas fiduciárias, isso rapidamente os diferencia. Entidades controladas pelo governo, como bancos, também distribuem dinheiro fiduciário em uma economia específica.

Por outro lado, o Bitcoin não depende da moeda do governo para sua produção ou distribuição. Todos os pagamentos de bitcoin são realizados por meio de uma rede de computadores privada conectada por um livro-razão compartilhado. Em cada computador, uma “blockchain” registra cada transação em tempo real, mantendo todas as contas atualizadas e informadas. Como um livro-razão descentralizado, o blockchain elimina a necessidade de uma única autoridade para acompanhar as transações.

Ao contrário das moedas fiduciárias, um governo ou banco central não cria bitcoins. Como os bitcoins são “extraídos” (resolvendo problemas matemáticos complexos) ou “verificados” (validando blocos de transação) usando um algoritmo, o processo de criá-los é feito em duas etapas. Moedas nacionais padrão também podem adquirir bitcoins, que podem ser armazenados em uma carteira bitcoin em um smartphone ou computador.

As vantagens do Bitcoin

Uma simples introdução ao bitcoin nos ajudará a entender melhor como essa criptomoeda líder oferece a seus consumidores possíveis vantagens.

Os usuários do Bitcoin são os únicos proprietários de suas transações financeiras.

As moedas fiduciárias tradicionais estão sujeitas às mesmas restrições e riscos que qualquer outro tipo de moeda. Instituições como bancos, por exemplo, são vulneráveis ​​a altos e baixos econômicos. Tais situações muitas vezes resultaram em corridas bancárias e falências. Consequentemente, os consumidores têm um controle insignificante sobre o uso de seu dinheiro suado. O Bitcoin dá autonomia aos usuários, pois seu valor não está vinculado às ações de nenhum governo. A boa notícia é que isso coloca os usuários e proprietários da criptomoeda na posse de seus próprios fundos. Por ser o mais confiável, as pessoas preferem utilizar a vantagem instantânea para negociar bitcoins.

Números de identificação pseudônimos são usados ​​em transações Bitcoin.

Quase todas as compras online precisam de uma infinidade de informações pessoais inseridas pelo comprador para provar sua identidade. Antes de uma pessoa transmitir dinheiro para outra, por exemplo, as identidades de ambas as partes devem ser confirmadas. Assim como as compras presenciais, as online exigem que você revele algumas informações pessoais. Na fase de verificação, um intermediário tem controle total sobre o marketing e a entrega do serviço.

As transações de Bitcoin são completamente anônimas, pois a identidade do remetente nunca é revelada. As transações não são verdadeiramente anônimas dessa maneira, mas apenas um endereço blockchain pode ser usado para rastreá-las. Assim como é possível que uma única conta tenha muitos nomes de usuário e senhas, vários endereços também podem ser associados a uma conta. O endereço IP ou qualquer outro tipo de dados pessoais não é necessário para concluir a transação. As pessoas adoram usar a vantagem imediata para suas negociações de bitcoin, pois é a plataforma mais confiável.

As redes peer-to-peer facilitam as transações Bitcoin.

Todas as transações na rede Bitcoin são peer-to-peer, o que significa que qualquer pessoa na web pode enviar ou receber dinheiro de qualquer outra pessoa. Os participantes de uma negociação não precisam de autorização de uma fonte ou autoridade externa, a menos que estejam trocando ou recebendo bitcoin por meio de uma bolsa ou instituição licenciada.

Não há custos bancários associados às transações Bitcoin.

As trocas de Bitcoin, ao contrário de suas contrapartes em moeda fiduciária, não cobram taxas ou mesmo pequenos custos de transação ao fazer depósitos ou saques. Não haverá mais taxas de saque a descoberto, taxas de depósito devolvido ou taxas mensais de manutenção de conta sob este acordo.

Os pagamentos internacionais feitos com Bitcoin têm custos de transação baratos.

As taxas e as taxas de câmbio são padrão ao enviar dinheiro internacionalmente ou comprar lá. Como nenhum intermediário ou governo está envolvido nas transações de Bitcoin, as taxas de transação geralmente são mais baratas do que as transferências bancárias. Os viajantes podem se beneficiar significativamente com isso. Como bônus, a transferência de bitcoins é instantânea, eliminando a necessidade de longos processos de permissão e atrasos.

O processamento de pagamentos móveis é possível com o Bitcoin.

Como muitos outros sistemas de pagamento online, os usuários do Bitcoin podem fazer compras com suas moedas de qualquer computador ou celular com conexão à Internet. Para o consumidor, isso significa que ele pode comprar um produto no conforto de sua casa, sem precisar ir ao banco ou à loja. Embora as informações pessoais não sejam necessárias para fazer nenhuma transação, ao contrário dos pagamentos online feitos com contas bancárias ou cartões de crédito dos EUA, as informações pessoais não são necessárias.

As transações em bitcoin são irreversíveis

A imutabilidade do blockchain é uma das características do Bitcoin. Como resultado, partes externas, como governos ou empresas de serviços financeiros, não podem alterar as transações feitas no blockchain. Também não é viável contestar um pagamento feito em bitcoin para outra pessoa. Para reverter uma transação Bitcoin, o destinatário deve devolver todos os Bitcoins iniciais que foram trocados.

O uso do Bitcoin não representa nenhum risco de segurança.

Bitcoin é dinheiro digital, não real. Os ladrões não podem colocar as mãos nele por causa disso. É possível que hackers roubem criptomoedas de uma carteira se tiverem acesso às chaves privadas. No entanto, é difícil roubar bitcoins se estiverem protegidos com medidas de segurança adequadas. Apesar das histórias de trocas de criptomoedas sendo hackeadas, os negócios do Bitcoin não foram afetados.

Acessibilidade

É teoricamente possível para aqueles sem acesso a sistemas bancários tradicionais, cartões de crédito ou outras formas de pagamento enviar e receber bitcoins usando apenas um smartphone ou computador.

To Top