Últimas Notícias

Datafolha: Lula vence segundo turno com 57% contra 34% de Bolsonaro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotaria o presidente Jair Bolsonaro (PL) em eventual segundo turno por 57% a 34%. O petista vence nos cenários contra todos os seus principais adversários na disputa presidencial.

Os números registrados no levantamento mais recente para um possível embate entre Lula e Bolsonaro se assemelham à pesquisa anterior, de maio, quando o petista registrava 58% contra 33% do atual chefe do Planalto, o que indica pouca oscilação. Assim como da última vez, agora também foram registradas 8% de intenção de votos em branco ou nulos.

Em cenário que simula embate entre Lula e o ex-governador Ciro Gomes (PDT), a diferença entre os pré-candidatos diminui ligeiramente. O ex-presidente marca 53%, enquanto Ciro registra 31%, com índice de brancos e nulos de 14%. Os valores também oscilaram dentro da margem de erro, com leve avanço do pedetista: em maio, Lula vencia por 55% a 29%.

No terceiro cenário testado pelo Datafolha, que coloca em disputa Bolsonaro e Ciro Gomes, o pedetista segue derrotando o atual presidente em eventual segundo turno. Ciro registrou 51% das intenções, contra 37% de Bolsonaro, com 11% de brancos/nulos. Na pesquisa anterior, esse índice era de 52% a 36% para o ex-governador do Ceará.

O Datafolha ouviu, ontem e hoje, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%.

To Top