Asia

Minério de ferro se recupera com esperanças renovadas de apoio na China

Minério de ferro se recupera com esperanças renovadas de apoio na China

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro encerraram as negociações desta quinta-feira na bolsa de Dalian com recuperação, após registrarem perdas mais cedo, após uma promessa do presidente chinês Xi Jinping de tomar medidas mais eficazes para alcançar as metas de desenvolvimento econômico e social do país.

O contrato de minério mais negociado na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, fechou as negociações em alta de 2,5%, a 749,50 iuanes (111,77 dólares) a tonelada, recuperando-se da mínima de 16 semanas alcançada na quarta-feira.

As perdas no início da sessão haviam colocado o minério de ferro de Dalian no caminho para o que seria sua mais longa sequência de perdas desde o lançamento, em 2013, das negociações de futuros da commodity na bolsa chinesa.

O contrato do minério de ferro para o mês de julho na Bolsa de Cingapura foi negociado em alta durante a sessão, subindo 5,6%, para 114,20 dólares por tonelada.

Xi, falando na cerimônia de abertura do Fórum Empresarial dos Brics via link de vídeo na quarta-feira, pediu maior coordenação na política econômica para evitar que uma frágil recuperação seja interrompida.

A China intensificaria os ajustes de políticas macroeconômicas e adotaria medidas mais eficazes para atingir suas metas anuais de desenvolvimento econômico e social, minimizando ao máximo o impacto da epidemia de Covid-19, disse Xi, sem dar detalhes.

Apesar dos ganhos de quinta-feira, o minério de ferro e outros ingredientes siderúrgicos continuaram a caminho de fortes perdas semanais, já que o aumento dos estoques de aço e as margens fracas na China provocaram uma desaceleração na produção.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI5M0FS-BASEIMAGE

To Top