Benefícios

Nova CNH já está valendo: Fique por dentro

Ministério da Infraestrutura/Conselho Nacional de Trânsito

Nova CNH já está valendo: Fique por dentro Carteira de motorista, digital e impressa, passa a seguir padrões internacionais, mas atualização para o modelo será gradual.

A nova versão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) já está disponível. Nesta quarta-feira (1º), o documento passa a ser emitido em outro formato. A versão traz mais segurança, campos extras, identidade visual diferente e pode ser lida em português, espanhol e inglês. 

O governo espera que o modelo diminua a burocracia e traga mais praticidade ao brasileiro dentro e fora do Brasil. Além de reduzir os gastos para os cofres públicos com o fim de processos analógicos e ultrapassados. 

Até o momento, a emissão da nova CNH não é obrigatória e o processo de atualização da carteira será feito de forma gradual.

O novo documento foi aprovado em dezembro pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). As alterações estão previstas na resolução 886 de 2021.

Padrão internacional

A nova CNH vai facilitar a vida dos brasileiros em outros países. Ela atende a todos os requisitos internacionais e tem o código Zona Legível por Máquina, o mesmo usado nos passaportes. Isso permitirá que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos do Brasil.

O documento traz ainda uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, o que permite que o condutor seja facilmente identificado quando estiver dirigindo fora do país. 

Nova identidade visual

A CNH ganhou também novas cores agora. O documento tem as cores verde e amarela, o que também deve ajudar na identificação dos brasileiros. 

Novo modelo da CNH

A carteira de motorista ganha um campo novo para indicar se o condutor tem atividade remunerada e outro espaço para anotação de possíveis restrições médicas.

A nova versão da CNH terá ainda uma tabela para identificação dos tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir.

Segurança

A segurança da CNH ficará mais sofisticada com mais dispositivos para evitar fraudes. Entre eles, uma tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, para dificultar falsificações.

Assim como na antiga versão, a carteira continua trazendo a tecnologia do QR Code Vio, que garante a autenticidade e a segurança dos documentos emitidos pelos órgãos públicos.

Nome social e filiação afetiva

O documento permitirá que os condutores incluam o nome social e a filiação afetiva, se assim ele desejar.

Carteira digital também mudou

A CNH-e, disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que já é usada por mais de 35 milhões de brasileiros, recebeu as alterações, com todos os novos campos sendo contemplados. 

A CDT passa a ter dois modelos, o atual para as emissões realizadas até 31 de maio e o novo, para as emissões realizadas a partir de 1º de junho. 

Emissão da nova CNH

A versão atualizada poderá ser emitida de forma eletrônica ou impressa, para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez. Os documentos do modelo antigo continuarão sendo válidos até a sua data de validade expirar. Fonte: R7

To Top