Africa

Premiê britânico rejeita discussão sobre renúncia antes de eleições

KIGALI (Reuters) – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, classificou como “loucura” a sugestão de que ele pode renunciar se perder dois assentos parlamentares nas eleições de quinta-feira.

As votações serão a primeira chance de os eleitores darem seu veredicto sobre Johnson desde que um relatório do governo no mês passado detalhou uma série de festas que violaram lockdown da Covid-19 em sua residência e gabinete oficiais em Downing Street.

No início deste mês, ele sobreviveu a um voto de desconfiança de parlamentares de seu Partido Conservador, mas seu cargo de primeiro-ministro continua atolado em escândalos e ele está sob investigação de um comitê parlamentar acusado de enganar o Parlamento.

Mas Johnson, falando a repórteres a caminho de Ruanda para uma reunião da Commonwealth, rejeitou qualquer sugestão de que ele poderia ser forçado a sair caso os candidatos conservadores sejam derrotados nas duas eleições.

“Você é louco?”, reagiu ele quando perguntado se renunciaria se perdesse os dois assentos.

“Os partidos governantes geralmente não ganham eleições suplementares, particularmente não no meio do mandato. Você sabe, estou muito esperançoso, mas você sabe.”

Os dois assentos, um no norte da Inglaterra e outro no sul, irão a votação depois que os parlamentares conservadores que os ocupavam renunciaram –um por assistir pornografia no Parlamento e o outro depois que foi considerado culpado de abusar sexualmente de um adolescente.

Se os conservadores perderem uma ou ambas as eleições, é provável que isso leve a novas questões sobre a liderança de Johnson, apesar de ele ter sobrevivido ao voto de desconfiança.

(Reportagem de Andrew MacAskill)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI5M0K7-BASEIMAGE

To Top