Últimas Notícias

Receita libera consulta à restituição do IR 2022; saiba como fazer

SÃO PAULO, SP (FOLHAPESS) – A Receita libera a partir das 10h desta quinta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, conforme a Folha antecipou. O lote será depositado para 4,3 milhões de contribuintes prioritários e não prioritários na próxima quinta (30) e terá correção de 1% com base na Selic (taxa básica de juros).

A consulta é feita pela internet, no site da Receita Federal. O contribuinte precisa informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela. Por essa consulta mais simples, o sistema não informa o valor da restituição.

Também há a opção de consultar a restituição pelo Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco. Para isso, é preciso ter senha gov.br nível prata ou ouro. Neste caso, deverá ser informado mais detalhes do pagamento.

Ao todo, serão pagos R$ 6,3 bilhões. Do total, R$ 2,7 milhões são para cidadãos com prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 entre 60 e 79 anos, 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Haverá ainda pagamento da restituição para 2,8 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março deste ano.

O depósito dos valores ocorrerá na conta informada pelo trabalhador ao declarar o IR. Terão direito à restituição os contribuintes que não caíram na malha fina. Cidadãos com prioridade legal que corrigiram pendências e saíram da malha também recebem.

Se, por algum motivo, o crédito não ocorrer porque a conta foi desativada, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito no site, em https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor em até um ano, deverá fazer o pedido pelo Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos”, em “Meu Imposto de Renda”, e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Lotes serão corrigidos pela Selic O segundo lote do IR terá correção de 1% sobre a taxa Selic. Os próximos lotes também serão corrigidos pela Selic, mas os percentuais ainda não foram informados. Ao todo, são liberados cinco lotes de restituição do Imposto de Renda. Os juros pagos aumentam para quem declarou nos últimos dias.

A Selic subiu para 13,25% na última quarta (15), após decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. O colegiado sinalizou que o aumento de juros se estenderá até a próxima reunião, em agosto, quando prevê uma nova alta, que pode ser de 0,5 ponto percentual ou de 0,25 ponto percentual.

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IR 2022

Lote

Data do pagamento

1º já pago

2º 30 de junho

3º 29 de julho

4º 31 de agosto

5º 30 de setembro

To Top