Brasil

Tripulações da Ryanair na Espanha anunciam mais 12 dias de greve

MADRI (Reuters) – Tripulações de cabine da Ryanair na Espanha planejam entrar em greve por 12 dias este mês para exigir melhores condições de trabalho, disseram os sindicatos USO e SICTPLA neste sábado, aumentando a perspectiva de caos nas viagens à medida que a temporada turística de verão começa.

O anúncio ocorreu no último dia da atual greve das tripulações, que começou na quinta-feira e obrigou a Ryanair a cancelar 10 voos na Espanha no sábado.

A tripulação de cabine estará de greve de 12 a 15 de julho, 18 a 21 e 25 a 28 de julho nos 10 aeroportos espanhóis onde a Ryanair opera, disseram os sindicatos em comunicado.

“Os sindicatos e a tripulação da Ryanair… exigem uma mudança de atitude da companhia aérea”, disseram em comunicado, pedindo que a Ryanair retome as negociações sobre questões como o pagamento do salário mínimo. A Ryanair não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os sindicatos também instaram o governo a “não permitir que a Ryanair viole a legislação trabalhista e os direitos constitucionais, como o direito à greve”.

Os sindicatos da tripulação de cabine da Ryanair na Bélgica, Espanha, Portugal, França e Itália entraram em greve nos últimos dias, mas a companhia aérea de baixo custo disse que menos de 2% de seus voos programados no fim de semana passado foram afetados.

Trabalhadores de companhias aéreas em toda a Europa estão realizando greves à medida que o setor se adapta à retomada das viagens após o levantamento dos lockdowns adotados por causa da pandemia, e a escassez de funcionários gerou longos atrasos e filas.

A tripulação de cabine da easyJet na Espanha entrou em greve por nove dias este mês por salários mais altos. A companhia aérea cancelou cinco voos da Espanha no sábado.

(Por Jessica Jones; reportagem adicional por Catarina Demony em Lisboa)

To Top