Auxílio Brasil

Beneficiários do Auxílio Brasil já sofrem novos golpes

Sidney de Almeida/Shutterstock.com

Beneficiários do Auxílio Brasil já sofrem novos golpes A ampliação do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, a exemplo do que ocorre com aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já atiçou o assédio de possíveis estelionatários que, de posse dos dados dessas pessoas, começaram a ofertar esse tipo de crédito, que sequer foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania. Ou seja, pode ser mais uma tentativa de golpe.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) tem alertado sobre a investida de instituições financeiras e de golpistas sobre essa camada mais pobre da população.

— Essas pessoas já vivem em condição de vulnerabilidade extrema e vão ser assediadas para a contratação desses serviços — chegou a alertar Ione Amorim, coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Idec.

Mirian Silva Guimarães, de 39 anos, moradora de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, recebeu duas ligações oferecendo esse crédito. Mãe de três filhos, sendo dois menores, Mirian estranhou a ligação recebida de uma pessoa desconhecida que estava com todos os seus dados pessoais, inclusive o Número de Inscrição Social (NIS).

— A pessoa que me ligou ofereceu um empréstimo de R$ 2.500, que cairia no mesmo dia na minha conta, e informou que as parcelas de R$ 170 seriam descontadas diretamente no meu Auxílio Brasil — conta Mirian, que disse não estar interessada em fazer dívida: — A pessoa insistiu, pediu um código que eu não tenho e me orientou a pegar esse número no Cras (Centro de Referência e Assistência Social da prefeitura).

— Eu coloquei esse número que me ligou como spam e agora não recebo mais esse telefonema. O que acho estranho é como tinham todos os meus dados. (Sabiam) Até quanto recebo de auxílio — questionou Mirian.

Procurado, o Ministério da Cidadania informou que a posse das informações é da pasta e que vai verificar o ocorrido.

Entenda

Em março passado, o governo Bolsonaro editou a Medida Provisória 1.106/2022, que liberou o consignado aos cidadãos que recebem o BPC/Loas (pago pelo INSS a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência carentes) e o Auxílio Brasil, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, este último ainda em fase de implantação. Na época, o governo afirmou que a MP pode atingir 52 milhões de pessoas.

O crédito consignado é concedido com desconto automático das parcelas em folha de pagamento ou benefício. Por ter como garantia o desconto direto, esse tipo de operação de crédito pessoal é uma das que oferecem os menores juros do mercado (de 2,14% ao mês para aposentados e pensionistas do INSS).

“A regulamentação do crédito consignado para beneficiários do Programa Auxílio Brasil está em fase de construção. O instrumento vai tratar da margem do desconto em folha, da taxa de juros, entre outras questões operacionais. Vale informar que a margem de 40% (percentual da renda que poderá ser comprometido com o pagamento da parcela mensal do empréstimo), estipulada pela Medida Provisória 1.106/2022, é o máximo de desconto permitido por beneficiário”, informou a pasta da Cidadania, em nota.

No caso dos segurados do INSS, incluindo os titulares de BPC/Loas, a margem consignável será maior: de 45%. Esse percentual foi ampliado em votação no Congresso Nacional. Fonte: Extra Globo

To Top