Benefícios

Grana do FGTS pode ser liberada em caso de doença?

Saques Beneficios INSS FGTS PIS
Foto Governo do Brasil

Grana do FGTS pode ser liberada em caso de doença? Quais são as doenças que garantem a liberação do FGTS?

Qualquer doença, desde que seja grave.

No processo que foi julgado, os Magistrados seguiram entendimento do STJ de que o rol do artigo 20 da Lei 8.036/90 não é taxativo.

A decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manteve sentença que determinou à Caixa Econômica Federal (Caixa) liberar os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a uma portadora de doença reumática. Segundo os magistrados, foi comprovada a enfermidade, além de necessidade do tratamento contínuo.

Qual é a prova para liberação do FGTS?

Qualquer documento comprobatório da gravidade da doença: relatório médico, laudo, atestado, No processo analisado pela Justiça Federal ficou evidenciado no relatório médico que a paciente possui doença reumática autoimune, acompanhada de lombalgia inflamatória crônica e tendinite, com indicação de atividade física e consultas regulares.

“Trata-se de paciente portador de espondiloartrite, necessitando de tratamento contínuo, demandando grande dispêndio financeiro, indicando real necessidade de utilização dos valores depositados”, ressaltou o desembargador federal Valdeci dos Santos, relator do processo.

A lista de doença para saque do FGTS é exemplificativa?

Sim. nem todas as doenças estão na lista de liberação do FGTS, por isso a Justiça pode ser o caminho para a liberação. Após a 25ª Vara Cível de São Paulo/SP ter determinado à Caixa a liberação do benefício, o banco recorreu ao TRF3, alegando que a enfermidade não é descrita na lei como hipótese de saque do FGTS. Ao analisar o caso, o desembargador federal seguiu entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do TRF3.

“Ainda que a doença não esteja incluída no rol autorizador de levantamento de depósito, o certo é que a jurisprudência do STJ é no sentido de admitir o levantamento do saldo fundiário, mesmo em situações não contempladas no artigo 20 da Lei nº 8.036/90, tendo em vista o princípio social da norma”, concluiu.

Assim, a Primeira Turma, por unanimidade, negou provimento à apelação da Caixa.

To Top