Economia

Balanços ofuscam dados fracos e mercado acionário europa fecha em alta

As ações europeias subiram nesta quarta-feira depois que uma série de balanços positivos de empresas como Infineon, AXA e Just Eat Takeaway compensaram alguns receios de desaceleração após dados fracos da atividade empresarial da região.

O índice STOXX 600 ganhou 0,51%, a 438,29 pontos, recuperando as perdas dos últimos dois dias.

O índice caiu na sessão anterior devido a temores de desaceleração econômica após dados fracos sobre a manufatura de todo o mundo e em meio ao medo de que a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan possa aumentar as tensões entre Pequim e Washington.

“A viagem de Pelosi acabou, o que os operadores tomaram como um sinal de que a relação entre os EUA e a China é pelo menos melhor do que há 48 horas, de modo que, no que diz respeito aos mercados, não haverá nenhuma repercussão importante”, disse David Madden, analista de mercado da Equiti Capital.

Dados divulgados nesta quarta-feira mostraram que a atividade empresarial da zona do euro contraiu levemente em julho pela primeira vez desde o início do ano passado, à medida que os consumidores controlam os gastos em meio a uma crise do custo de vida.

Entre os principais impulsos ao mercado, as ações da Just Eat Takeaway.com, a maior empresa de entrega de refeições da Europa, subiram 5,4% depois de ela registrar um prejuízo menor do que o esperado para o primeiro semestre de 2022 e manter as previsões para o ano.

O fornecedor de microchips Infineon subiu 5,0% após relatar um aumento na receita trimestral e elevar suas perspectivas para o ano inteiro, conforme continua a se beneficiar de uma escassez de semicondutores.

A seguradora francesa AXA avançou 5,7% depois de anunciar um novo programa de recompra de ações e registrar aumento de 3% no lucro líquido do primeiro semestre.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,49%, a 7.445,68 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,03%, a 13.587,56 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,97%, a 6.472,06 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,00%, a 22.574,90 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,56%, a 8.142,10 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,81%, a 6.030,10 pontos.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI720WE-BASEIMAGE

To Top