Asia

Enchentes matam 550 pessoas no Paquistão nas chuvas mais fortes em décadas

ISLAMABAD (Reuters) – Enchentes repentinas causadas por chuvas de monções atipicamente fortes mataram pelo menos 549 pessoas no Paquistão no mês passado, com comunidades remotas na empobrecida província do Baluchistão entre as mais atingidas, disse uma agência do governo.

Agências governamentais e o Exército montaram acampamentos de ajuda e socorro em regiões atingidas pelas enchentes e estão trabalhando para ajudar a realocar famílias e fornecer alimentos e remédios.

Além das mortes, as inundações danificaram mais de 46.200 casas, disse a Autoridade Nacional de Gerenciamento de Desastres (NDMA) nesta sexta-feira.

“Estamos fazendo o nosso melhor para fornecer amplo socorro e reabilitação às vítimas das enchentes”, disse o primeiro-ministro, Shehbaz Sharif, durante visita às áreas atingidas.

Mas o governo provincial do Baluchistão disse que precisava de mais recursos e apelou a organizações internacionais por assistência.

“Nossas perdas são enormes”, afirmou o ministro-chefe da província, Abdul Qudoos Bezenjo. Havia escassez de alimentos em todos os distritos atingidos pelas inundações, com alguns também desconectados do resto da província por conta da destruição de mais de 700 quilômetros de estradas.

O mês passado foi o mais chuvoso em três décadas, com 133% mais chuva do que a média dos últimos 30 anos, disse a NDMA. O Baluchistão, que faz fronteira com o Irã e o Afeganistão, recebeu 305% mais chuva do que a média anual, segundo a agência de desastres.

(Reportagem de Asif Shahzad em Islamabad e Gul Yousafzai em Quetta)

To Top