Asia

“Trem-Bala” chega com estreia mais ou menos de US$30,1 mi; “Easter Sunday” tropeça

Por Brent Lang

LOS ANGELES, (Variety.com) – “Trem-Bala”, um filme ao estilo John Wick com Brad Pitt sentado no corredor, chegou aos cinemas arrecadando 30,1 milhões de dólares no fim de semana de estreia. Foi um resultado suficiente para liderar a bilheteria doméstica dos EUA, mas apenas mais ou menos, dados o orçamento de 90 milhões de dólares de “Trem-Bala” e o apelo de uma estrela como Pitt. O lançamento da Sony Pictures precisará manter o embalo nas próximas semanas para tentar ficar no zero a zero ou gerar lucro.

“Trem-Bala” está tentando provar que um filme de ação que não seja baseado em história em quadrinhos ou em uma linha de brinquedos pode desafiar as probabilidades e ressoar com o público. Mas parte do problema é que os críticos não embarcaram. “Trem-Bala” recebeu uma aprovação medíocre de 41% no site de avaliações Rotten Tomatoes, com muitos dizendo que o filme é excessivamente derivativo dos trabalhos de Guy Ritchie e Quentin Tarantino. O principal crítico de cinema da Variety, Peter Debruge, ficou dividido em relação a “Trem-Bala”, escrevendo que “nem os personagens e nem o filme em que habitam são especialmente profundos”.

“Trem-Bala” foi dirigido por David Leitch, que uma vez foi dublê de Brad Pitt antes de supervisionar obras como “Atômica” e “Deadpool 2”. O filme gira em torno de um assassino infeliz cuja missão de roubar uma maleta cheia de dinheiro em um trem de alta velocidade no Japão acaba em traições e lutas brutais com um exército de assassinos concorrentes, ladrões e cidadãos marginalizados.

“Easter Sunday”, da Universal e e da Amblin, o outro grande lançamento do fim de semana, tropeçou em sua estreia, arrecadando apenas 5,3 milhões de dólares para terminar em oitavo lugar na bilheteria norte-americana. “Easter Sunday” é estrelado pelo comediante de stand-up Jo Koy, como um ator que comparece às comemorações do Domingo de Páscoa da sua disfuncional família filipino-americana. A boa notícia para a Universal e para a Amblin é que “Easter Sunday” foi uma aposta modesta, com orçamento de apenas 17 milhões de dólares.

“DC Liga dos Superpets”, uma animação da Warner Bros., ficou em segundo lugar com 11,2 milhões de dólares. Após duas semanas, “Superpets” tem uma arrecadação nos EUA total de 45,1 milhões, um resultado decepcionante, dado o seu orçamento de produção de 90 milhões de dólares. Sob nova direção corporativa, a Warner Bros. Discovery está tentando dar uma agitada no seu universo cinematográfico dos personagens da DC Comics, uma mudança de curso que resultou na decisão controversa da empresa esta semana de cancelar “Batgirl”, após o filme ter sido finalizado. Em vez de estrear na HBO Max, como era planejado inicialmente, ou ser adaptado para exibição nos cinemas, o filme agora será apenas uma dedução de impostos.

“Não! Não olhe!” da Universal ficou em terceiro lugar, com 8,5 milhões de dólares. Com isso, o thriller de OVNIs de Jordan Peele chegou a 97,9 milhões de dólares na bilheteria no país, um resultado impressionante para um filme que, como “Trem-Bala”, não derivou de propriedades intelectuais pré-existentes. “Thor: Amor e Trovão”, da Disney e da Marvel, e “Minions 2: A Origem de Gru”, da Universal e da Illumination, completaram os cinco primeiros colocados, arrecadando 7,6 milhões e 7,1 milhões de dólares, respectivamente. A sequência de Thor atingiu um total de 316,1 milhões de dólares, e o spinoff de “Meu Malvado Favorito” alcançou 334,6 milhões de dólares.

Em lançamento limitado, “Bodies Bodies Bodies” arrecadou 226.526 dólares em seis telas de Nova York e Los Angeles, uma média de 37.754 por sala. O filme de terror da A24 segue um grupo de pessoas ricas de 20 e poucos anos em uma festa em uma mansão remota que se torna palco de muito derramamento de sangue. O elenco conta com a ex-estrela do “Saturday Night Live”, Pete Davidson, Amandla Stenberg, de “O Ódio que Você Semeia”, e a revelação Maria Bakalova, de “Borat 2”.

Em termos históricos, “Top Gun: Maverick”, da Paramount, superou “Titanic”, como o sétimo maior filme de todos os tempos na bilheteria norte-americana, com 662 milhões de dólares em vendas de ingresso. A sequência, agora em sua décima primeira semana de lançamento, recebeu mais 7 milhões de dólares.

A bilheteria norte-americana se recuperou nos últimos meses. Uma ressurgência alimentada por hits como “Top Gun: Maverick” e “Jurassic World: Domínio”. A má notícia para os cinemas é que “Trem-Bala” é o último filme de grande orçamento de um estúdio importante neste verão do hemisfério norte e está prestes a começar um deserto em termos de apelo popular. Executivos de estúdio e donos de cinemas dizem em privado que não haverá outro Blockbuster até “Pantera Negra: Wakanda Forever”, em 11 de novembro. É muito tempo para esperar, especialmente para uma indústria que ainda está tentando se livrar do impacto dos fechamentos pela Covid-19 e do público menor.

To Top