Environment

Baleia que se perdeu no rio Sena morre por eutanásia durante resgate

Por Benoit Tessier

SAINT-PIERRE-LA-GARENNE, França (Reuters) – Uma baleia beluga doente que entrou no rio Sena morreu nesta quarta-feira durante uma tentativa de devolvê-la ao mar no norte da França, disseram as autoridades.

Mergulhadores de resgate guiaram a baleia durante a noite para dentro de uma rede antes que um guindaste a levantasse do rio em uma operação que durou seis horas. O animal foi então transportado em um caminhão refrigerado até o porto de Ouistreham, no Canal da Mancha.

Durante a viagem, a já fraca beluga sofreu uma falha respiratória e veterinários realizaram uma eutanásia no animal pouco depois de chegar a Ouistreham.

“Apesar de uma operação de resgate sem precedentes, é com tristeza que anunciamos a morte do cetáceo”, disseram as autoridades locais de Calvados.

O plano era transferir a baleia desnutrida para uma bacia de água salgada na esperança de que ela recuperasse alguma força antes de ser transferida para o mar

Mas era um empreendimento arriscado.

O macho de quatro metros pesava 800 kg, bem abaixo do peso típico de uma beluga adulta de 1.200 kg, e não tinha se alimentado desde que foi avistado pela primeira vez no Sena na semana passada.

Os socorristas acreditam que ele estava doente antes de subir o rio a 70 km de Paris.

A condição da baleia se deteriorou durante a viagem para a costa. Ela ainda estava viva quando chegou a Ouistreham, mas estava fraca e com dificuldade para respirar

O grupo de conservação marinha Sea Shepherd France, que estava envolvido na operação de resgate, disse que deixar a baleia no Sena a teria condenado à morte certa. Uma beluga não consegue sobreviver a períodos prolongados na água quente e doce dos rios

“(A operação) era arriscada, mas essencial para dar uma chance a um animal que, de outro modo, estaria condenado”, acrescentou o grupo

No final de maio, uma orca gravemente doente nadou dezenas de quilômetros pelo Sena e morreu de causas naturais depois de tentativas de guiá-la de volta ao mar falharam.

Em setembro de 2018, uma beluga foi avistada no rio Tamisa a leste de Londres.

As baleias beluga normalmente vivem em águas árticas ou sub-árticas.

(Reportagem de Benoit Tessier e Benoit Van Overstraeten)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI790II-BASEIMAGE

To Top