Environment

França corre risco de novos incêndios florestais em meio a onda de calor

Por Stephane Mahe e Manuel Ausloos

SAINT-MAGNE, França (Reuters) – As altas temperaturas e o agravamento da seca elevam o risco de novos incêndios no sudoeste da França, disseram autoridades nesta sexta-feira, mesmo depois de um esforço noturno ter aliviado um incêndio florestal monstruoso que durava dias.

Bombeiros de Alemanha, Romênia e Grécia estavam ajudando a França a combater o incêndio na região de Gironde –local do vinho de Bordeaux–, e em outras frentes, inclusive na Bretanha, no noroeste, e mais bombeiros de toda a Europa estavam a caminho.

O risco de novos incêndios é “muito grave” considerando as condições climáticas, disse a prefeitura de Gironde.

“O dia provavelmente será complicado, já que as temperaturas continuam aumentando e a umidade continua caindo, então obviamente permanecemos vigilantes e mobilizados”, disse a autoridade local Ronan Leaustic em entrevista coletiva.

Temperaturas de até 40 graus Celsius estavam previstas no sudoeste, com altas temperaturas também em grande parte da França, segundo a previsão meteorológica oficial da França, Meteo France.

A onda de calor –oficialmente a terceira da França neste verão– deve diminuir no sábado e terminar no domingo com tempestades, de acordo com as previsões.

Cerca de 7.400 hectares de florestas foram incendiados em Gironde, e 10.000 pessoas foram retiradas.

Incêndios florestais eclodiram em toda a Europa neste verão, à medida que sucessivas ondas de calor atingem o continente e renovam o foco nos riscos das mudanças climáticas para a indústria e os meios de subsistência.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7B0JS-BASEIMAGE

To Top