X

Senso de humor de Salman Rushdie continua intacto, diz filho do escritor

A situação de saúde Salman Rushdie, esfaqueado na última sexta-feira durante uma palestra no estado de Nova York, continua crítica, mas “o senso de humor rebelde” dele continua intacto, disse Zafar Rushdie, filho do escritor.

Veja vídeo: Escritor Salman Rushdie é esfaqueado durante evento em Nova York

Salman Rushdie: Entenda o estado de saúde do escritor após facadas; sequelas ainda são avaliadas

“Embora os ferimentos que mudaram a vida dele sejam graves, seu senso de humor agressivo e rebelde permanece intacto. Somos muito gratos a todos os membros da plateia que corajosamente saíram em sua defesa e administraram os primeiros socorros junto com a polícia e os médicos que cuidaram dele, e pela manifestação de amor e apoio de todo o mundo. Pedimos paciência e privacidade contínuas enquanto a família se reúne ao lado de sua cama para apoiá-lo e ajudá-lo neste momento”, disse o comunicado de Zafar Rushdie.

No sábado, Salman Rushdie foi extubado, segundo Andrew Wylie, agente do escritor. Ele apresenta melhora significativa e deve restabelecer o movimento da mão, apesar de os nervos do braço terem sido afetados pelo ataque. Rushdie teve o fígado atingido e também pode perder um olho.

Related Post

Hadi Matar, de 24 anos, acusado de esfaquear o autor, se declarou inocente de tentativa de assassinato em segundo grau e outras acusações, segundo informou a defesa.

‘Versos satânicos’

A obra de Rushdie fez com que ele se tornasse alvo de ameaças de morte no Irã desde a década de 1980. O livro “Os versos satânicos”, de Rushdie, é proibido no país desde 1988. Muitos muçulmanos consideram a história uma blasfêmia.

Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu um édito, pedindo a morte de Rushdie. Uma recompensa de mais de US$ 3 milhões também foi oferecida para quem tirasse a vida dele. O escritor passou cerca de dez anos sob proteção policial e vivendo na clandestinidade. Ele mora nos EUA desde 2000.