Europe

Reino Unido é primeiro país a aprovar vacina contra Covid adaptada para variante Ômicron

Por Natalie Grover

LONDRES (Reuters) – O Reino Unido, primeiro país do mundo a aprovar uma vacina contra o coronavírus no final de 2020, agora também deu a primeira luz verde para uma vacina adaptada para enfrentar uma variante, que visa tanto a versão original do vírus quanto a cepa Ômicron.

O órgão regulador britânico de medicamentos (MHRA) concedeu aprovação condicional, nesta segunda-feira, à chamada vacina bivalente fabricada pelo laboratório norte-americano Moderna como reforço para adultos.

O Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido (JCVI) deve emitir em breve uma recomendação sobre como a vacina será implantada no país.

A decisão do MHRA foi baseada em dados de ensaios clínicos que mostraram que o reforço desencadeou “uma forte resposta imune” contra a Ômicron (BA.1) e o vírus original de 2020, segundo o documento.

Em junho, a Moderna disse que os dados do teste mostraram que, quando administrada como uma quarta dose, a vacina adaptada à variante aumentou em oito vezes os anticorpos neutralizantes do vírus contra a Ômicron.

O MHRA também citou uma análise exploratória na qual se concluiu que a vacina gerou uma “boa resposta imune” contra as ramificações da Ômicron atualmente dominantes, a BA.4 e BA.5.

De acordo com a Moderna, os dados do teste mostraram que sua dose de reforço adaptada à variante gerou níveis de anticorpos contra as subvariantes 1,69 vez maior do que aqueles que receberam o reforço original.

Nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada com a nova formulação da Moderna, acrescentou o MHRA nesta segunda-feira.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7E0JN-BASEIMAGE

To Top